Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O CONSER da CNBB NE4 esteve reunido em Teresina nos dias 04 e 05 de novembro do corrente ano para discutir e avaliar as atividades desenvolvidas pelo regional no ano de 2015. O Conselho Regional dos Bispos do Regional NE4 acontece duas vezes ao ano e é uma importante oportunidade para que os bispos se reúnam e possam conhecer a realidade vivida pelo regional.

Em fevereiro nos dias 10 e 11, no Centro de Treinamento Pe. Tony Batista, Socopinho, os bispos tiveram o primeiro CONSER do ano de 2015 e na oportunidade foram discutidos pontos como Jubileu de Picos e a Romaria da terra e da Água do Piauí, acontecimentos esses que aconteceram esse ano e deixaram um legado positivo para o estado do Piauí.

A Romaria da Terra e da Água do Piauí foi pauta de debate em uma reunião agendada no dia 04 de novembro com o governador do estado do Piauí, Wellington Dias, e o que se pode perceber é que a partir dos seminários que foram realizados na romaria o governo tomou conhecimento de uma realidade que ate então não tinham dimensão da gravidade dos problemas enfrentados pelas pessoas que vivem no sertão nordestino.

Dom Jacinto Brito destacou que a reunião foi positiva especialmente devido ao diálogo quanto à situação das famílias do interior. “Conseguimos uma conversa franca e aberta sobre os problemas e foram apresentados os problemas elencados durante a 13ª Romaria da Terra e da Água. O governador não pode dar garantias absolutas, mas deixou claro que planeja ações para minimizar os problemas”, disse.

De acordo com o governador, a parceria com as igrejas no interior e entidades como a Cáritas, são fundamentais para atender à população que está em situação de emergência por conta da estiagem. As Secretarias de Meio Ambiente e de Transportes do Estado atuarão em parceria para conter os efeitos da escassez de água.

No dia 05 os Bispos se reuniram na sede do Regional NE4 para definir metas para o ano de 2016 e na oportunidade  poderão conhecer melhor as dependências do secretariado.

IMG_20151105_112150007