Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Esteve reunida na manhã desta terça-feira (15), no auditório da CNBB, em Teresina, a coordenação geral da 14ª Romaria da Terra e da Água. A reunião teve como pauta a análise do subsídio, o cartaz e o hino da romaria.

Com o tema “Defender a natureza e os direitos dos pobres”, a 14ª Romaria da Terra e da Água acontecerá na cidade de Paulistana (PI), Diocese de Picos (PI), nos dias 14 e 15 de julho de 2018 denunciando o impacto dos grandes negócios: transnordestina, minério de ferro e a usina eólica.

Este evento acontece de dois em dois anos, como momento privilegiado para articular as forças vivas da Igreja e da sociedade, no campo e na cidade. Sua finalidade é refletir sobre o clamor do povo por vida digna e sobre a necessidade permanente de lutar pela preservação dos bens preciosos da terra e da água, como dons de Deus essenciais à vida de todos. Além da grande caminhada e celebração de encerramento, também acontecem seminários temáticos com debates e levantamento de propostas de implementação de politicas públicas voltadas para o bem comum do povo do Estado do Piauí.

A Romaria por meio de sua coordenação estará produzindo um subsídio para que seja uma fonte de motivação espiritual para este grande evento que acontecerá em 2018. A cartilha terá como referência a encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, dentre os temas que serão abordados sobre a terra e a água haverá também tema voltado para a juventude no espaço urbano e rural. A proposta inicial é que seriam 4 encontros, a coordenação optou pela inclusão de mais um encontro, passando para 5 encontros. E conterá também a celebração de envio. Houve uma explanação do que será o conteúdo, metodologia e organização.

Em seguida, aconteceu a análise do cartaz e do hino. Foi sugerido trabalhar o tema nas escolas como forma de conscientizar sobre os impactos ambientais dos grandes negócios.

A 14ª Romaria já conta com um Aplicativo Móvel “Em Romaria” para os romeiros ficarem informados sobre tudo que acontece e acontecerá sobre a Romaria, pode ser baixado no Apple Store e Play Store.

O lançamento oficial da 14ª Romaria da Terra e da Água acontecerá no dia 24 de outubro, em Teresina (PI), no Auditório Paulo VI – Centro de Pastoral Paulo VI.