A diocese de Crato (CE) acolherá nos dias 22 a 29 de janeiro, a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude. Com o tema “Sertão PJ: Romper barreiras, renovar a esperança e celebrar a vida” e o lema “Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”, o evento pretende reunir cerca de 200 jovens e assessores, que irão avaliar e construir as novas linhas de ação da Pastoral para os próximos três anos. Além das reflexões e estudos, a programação ainda contará com momentos de celebrações e trocas culturais.

Lideranças juvenis de várias dioceses do Ceará estão envolvidas na organização da Ampliada. Segundo a representante cearense na Coordenação Nacional da Pastoral, Ludmilla Yanna, que também vive em Crato, a ideia de acolher o evento surgiu há 3 anos, quando as lideranças aceitaram a candidatura para sediar o evento. Ela explica que os jovens dos grupos estão motivados com a experiência. “A Pastoral da Juventude de todo o Brasil irá armar sua rede nas terras “Kariris”, na cidade de Crato, ao sopé dá Chapada Nacional do Araripe. Eis que a PJ vai vivenciar o ‘Sertão PJ’, sertão de terra seca, que carrega muita mística e profecia”, enfatiza.

Um dos momentos mais aguardados pelos delegados, durante o encontro, é a visita à estátua de Padre Cícero. Para a secretária nacional da PJ, Aline Ogliari, a peregrinação ajudará nas reflexões dos jovens. “A religiosidade popular, ou a piedade popular como fala o papa Francisco é algo que toca profundamente o jeito de ser, de viver a espiritualidade na Pastoral da Juventude e é algo que precisa ser resgatado e valorizado por toda a Igreja. A região Nordeste tem uma peculiaridade única no jeito de manifestar sua fé. A devoção ao Padre Cícero é um dos grandes exemplos dessa religiosidade. O jeito simples de rezar, de cantar, de celebrar, de expressar a fé, diante de tantas dores e tantas lutas, é uma riqueza que nos provoca a sempre lembrar que Deus se manifesta no meio do povo, dos pobres, nas Galileias, e é ali, nesse meio, que nós precisamos estar, como Igreja e como Igreja Jovem, pobre para os pobres”, reflete.

Ampliada Nacional da PJ

A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude é um espaço deliberativo, sendo a instância maior de consulta e escolha das diretrizes para a ação e caminhada da Pastoral da Juventude. A PJ é uma das maiores organizações juvenis do Brasil, está ligada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, tendo suas ações registradas desde o início dos anos 70, quando também cresciam na Igreja do Brasil as Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s).

Acesse o site da Pastoral Juvenil e confira outras informações sobre o evento.

Com informações da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude

FONTE: CNBB