Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Entre os dias 9 e 11 de junho, em Bom Jesus (PI), aconteceu o Encontro Regional sobre a Sagrada Liturgia com os temas abordados da Liturgia nas Diretrizes Gerais da Evangelização no Brasil, a Música e Maria na Liturgia.

Estiveram presentes representantes das Dioceses e Arquidiocese que compõem o Regional Nordeste 4 e sendo um momento para troca de experiências e orientações sobre a atuação das equipes de liturgia diante das celebrações nas paróquias.

O Encontro teve a Assessoria de Dom Marcos Antonio Tavoni, Bispo referencial do Regional NE4, Pe. Jucélio de Carvalho Alves e Diácono Jucilei Lima da Silva, que compõem a Equipe do Regional de Liturgia.

O Encontro foi divido em quatro partes. Na noite de sexta-feira, 9, a primeira formação aconteceu com a Assessoria de Dom Marcos que abordou a Liturgia através das Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil. O destaque foram os 3 Eixos da Pastoral Litúrgica (Celebrar, Formar e Organizar). Segundo Dom Marcos, a importância da Pastoral Evangelizadora mesmo com as diversidades espirituais de carismas, devemos obedecer as diretrizes, respeitando os ritos, dignidade e a centralidade de Cristo, abandonando o subjetivismo e o personalismo, portanto, o desafio é levar os fiéis a viverem a Liturgia.

No sábado,10, a noite, Dom Marcos falou sobre Maria na Liturgia e destacou  o Culto a Virgem Maria citando Marialis Cultus (Paulo VI, 1974); A Bem Aventura Virgem Maria Mãe de Deus no Mistério de Cristo e da Igreja (Capitulo VII • Lumem Gentium); Rosarium Virginis Mariae (João Paulo II, 2002); A Virgem Maria, Segundo o Papa Francisco (Francisco, 2016). Dom Marcos falou também sobre o Culto da Virgem Santíssima na Liturgia; A Piedade Mariana; e por fim, os Exercícios de Piedade “Angelus Domini”(“Ave-Maria”) e do Santo Rosário. Neste mesmo dia houve a preparação da Santa Missa pelos encontristas e depois um Momento Cultural.

No Domingo, 11, aconteceu a Santa Missa com a preparação prévia dos Encontristas e após a Missa foram feitas rodas de perguntas e encaminhamentos práticos para a Pastoral Litúrgica.

Confira as fotos

Com informações da PASCOM diocesana de Bom Jesus