Em noite de festa, a Diocese de Campo Maior (PI) comemora 40 anos de criação (1976-2016).

A comemoração começou às 5h, 12 de junho, com alvorada, na Catedral de Santo Antônio. Às 6h, sob o comando do grupo Bike Maior, aconteceu uma “pedalada”, percorrendo as principais ruas da cidade. A concentração foi na Praça Bona Primo, na frente da Matriz de Campo Maior. E, às 19hs aconteceu a Missa Solene em comemoração aos 40 anos de criação da diocese, presidida pelo Bispo Coadjutor de Parnaíba, Dom Juarez Sousa, concelebrada pelo Administrador Diocesano, Pe. Raimundo Duarte, e vários sacerdotes, bem como, com a presença e participação de um grande número de fiéis.

No início da Missa Solene, Padre João Paulo fez uma breve explanação sobre o contexto histórico da Diocese. Citou os trabalhos desenvolvidos pelos dois bispos diocesanos, Dom Abel e Dom Eduardo Zielski, suas obras missionárias, a criação de grupos pastorais, a criação de novas paróquias, a primeira ordenação diaconal (diácono permanente), a construção de casas paroquias.

Na homilia, o Bispo Coadjutor de Parnaíba, Dom Juarez Sousa, falou um pouco dos 40 anos da Diocese de Campo Maior (PI). A Liturgia da Palavra trouxe-nos que Jesus não faz distinção de pessoas; ao contrário, é Aquele que sabe amar, olhar e cuidar da pessoa, por mais pecadora que ela seja. Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor” (Lucas 7, 47). Falou sobre a importância dos leigos e leigas na construção da Igreja.

O jornalista, ator e humorista João Claúdio Moreno falou do contexto histórico da vida do padroeiro, Santo Antônio.

Em seguida, a comemoração foi precedida de uma apresentação com crianças caracterizadas dos padroeiros pertecentes a cada paróquia da Diocese de Campo Maior (PI).

O assessor diocesano, Helder Felipe, apresentou o brasão da diocese e explicou cada aspecto. Em foque há dois báculos, representando os dois primeiros Bispos.

A noite festiva encerrou-se com muita comemoração!

Confira as fotos da Comemoração dos 40 anos de criação da Diocese de Campo Maior (PI)