Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Aconteceu nos dias 02 e 03 de outubro na cidade de Campo Maior-PI, o Encontro dos Coordenadores da IAM (Infância e Adolescência Missionária) e JM (Juventude Missionária) dos regionais que compõem o Nordeste (Ceará, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Piauí e Maranhão) com a assessoria do secretariado nacional, o ‘NORDESTÃO’. Participaram do encontro mais de 70 pessoas, entre elas: crianças, jovens, sacerdotes, missionários, religiosas e leigos. Esse ano, o tema do encontro é: IAM da América a serviço da missão na Ásia.

Na abertura do encontro, as freiras da Congregação das Filhas de Santa Elisabete fizeram a oração inicial, logo após veio Dom Eduardo Zielski, Bispo da Diocese de Campo Maior e referencial da missão no Regional Nordeste IV da CNBB, falando do ardor missionário como algo necessário na vida de nossos grupos e pastorais. Após o momento de espiritualidade, foi feita a apresentação dos participantes e a organização do encontro, com seus objetivos, programação e divisão de tarefas.

No dia (03), Dom Eduardo presidiu a Santa Missa e ministrou uma Leitura Orante da passagem de Efésios 4,11-16, que trata da caridade como uma prática que nos leva ao crescimento em todos os sentidos, ligados a Jesus Cristo. Logo após, Guilherme Cavalli, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, palestrou sobre a espiritualidade da IAM e da JM e o Padre André Luiz de Negreiros, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da IAM, sobre a animação missionária.

Na noite cultural, os participantes puderam conhecer a vasta gastronomia da cultura nordestina e participar de uma quadrilha improvisada, além das apresentações da IAM de Nossa Senhora de Nazaré e da Quadrilha Girassol.

Em entrevista para a PASCOM de Campo Maior, César Augusto, Coordenador estadual da Juventude Missionária de Pernambuco, nos contou que um evento como esse é muito importante por que reúne duas obras que sempre devem andar juntas e possibilita a troca de ideias.

O ‘Nordestão’ é um evento promovido pela Pontifícias Obras Missionárias e as Coordenações Estaduais da IAM/JM da região nordeste, com o apoio dos Conselhos Missionários Nacional, Regional e Diocesanos.

nordestao-capa- transio-2015-vert