Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Faleceu na manhã de sábado, 23 de novembro, na comunidade Caiçara no município de Jaicós-PI, o Pe. David Leal. O sacerdote pertencia ao clero da Diocese de Oeiras e atualmente estava na Diocese de Picos. O padre já estava doente por alguns anos, aos cuidados de familiares na comunidade Caiçara, onde faleceu. A Diocese, por meio de dom Juarez, emitiu nota de falecimento.

NOTA DE FALECIMENTO

A Diocese de Oeiras, na pessoa do seu bispo diocesano, Dom Juarez Sousa da Silva, comunica, com profundo pesar, o falecimento do Padre David Ângelo Leal, ocorrido hoje na Caiçara, Município de Jaicós, PI, sua terra natal. Padre David Leal nasceu no dia 27 de julho de 1922. Foi ordenado sacerdote na cidade de Fortaleza no dia 01 de dezembro de 1946. Desde esta data ficou incardinado nesta diocese de Oeiras, na qual prestou relevantes serviços tanto na ação pastoral ordinária da diocese com no campo da educação. Trabalhou por 13 anos na Paróquia de Picos, quando ainda pertencia à diocese de Oeiras; 20 anos na Paróquia de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras. Durante sua permanência em Oeiras, foi Diretor da Escola Normal Presidente Castelo Branco por 15 anos. Como educador dedicou, com paixão e entusiasmo, suas melhores energias na educação dos futuros professores. Em 1980 transferiu-se para Floriano, onde exerceu, dentre outras funções, a direção do Seminário Menor da Casa João XXIII e o cargo de Vigário Geral, por seis anos. Em 1986 transferiu-se para a cidade de Picos-PI, onde exerceu a função de Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios. Os últimos anos de sua vida passou na companhia de seus familiares na Caiçara, sua comunidade de origem.

Padre David Ângelo Leal foi um homem de capacidade intelectual extraordinária. Pode-se dizer que foi uma das mentes brilhantes do clero piauiense. Como Sacerdote foi um homem de fé e de profunda convicção. Dedicou-se ao trabalho pastoral com alegria e zelo próprios de um consagrado.

A diocese de Oeiras, ao tempo em que reza por este seu filho, se solidariza com todos aqueles que conheceram e veneraram o Padre David Ângelo Leal. Particular afeto e solidariedade manifesta aos seus familiares e amigos. Que Maria, Virgem da Vitória, interceda junto ao seu Filho Jesus pelo repouso eterno deste nosso irmão.

Dom Juarez Sousa da Silva – Bispo da Diocese de Oeiras – PI.

pe. davi leal

A Missa de copo presente aconteceu neste Domingo (24/11), Dia de Cristo Rei, às 9h, na capela de Nossa Senhora da Conceição, em frente à casa onde Pe. David nasceu. A celebração foi presidida Pelo Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva. O Bispo fez o rito da “última encomendação e despedida” seguido da bênção final. Seguido por mensagens de respeito, o corpo foi conduzido e colocado na sepultura que foi construída sob a orientação do próprio sacerdote antes de morrer, com o pedido que fosse sepultado naquele local.

PS. A família comunica que a Missa de 7º Dia acontece na sexta-feira (29/11), às 09:00 h, no mesmo local onde foi celebrada a Missa de corpo presente.