Aconteceu no último domingo (31/01), na catedral de Nossa Senhora dos Remédios em Picos-PI, a ordenação diaconal dos seminaristas Fernando Amando de Sousa, Francisco Berto de Carvalho e Paulo Henrique da Silva Oliveira. A cerimônia foi presidida pelo Bispo de Picos Dom Plínio José e concelebrada pela maioria dos padres da Diocese como também de outras dioceses e acompanhada por grande número de familiares, amigos e convidados provindos das diversas paroquias da Diocese.

Na homilia Dom Plínio destacou a importância do diaconato que é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, que está ligado ao bispo, colaborando diretamente para cumprir as funções por ele designadas. A partir desse momento, os três jovens já estão aptos para realizar batizados, assistir casamentos, celebrar exéquias, dar a bênção com o Santíssimo Sacramento, proclamar o Evangelho nas celebrações, levar a Comunhão aos enfermos, além do serviço à mesa da Eucaristia.

Ao final da santa missa o Bispo apresentou aos novos diáconos as paróquias nas quais os mesmos irão realizar seu estágio diaconal a saber: Fernando Amando de Sousa foi enviado para a paróquia de São Simão – Simões PI onde será acompanhado pelo Pe. Miguel Feitosa. Francisco Berto de Carvalho foi designado a exercer sua missão na paróquia de Bocaina PI acompanhado pelo seu pároco Pe. Francidilso Silva. Paulo Henrique da Silva Oliveira foi acolhido pelo Pe. Antônio Mendes para atuar na paróquia de Nossa Senhora das Mercês em Jaicós PI.

Biografia:

Fernando Amando de Sousa é natural da paróquia de São Sebastião – Patos PI. Filho do Casal Amando Jerônimo de Sousa e Germana de Jesus Carvalho. Estudou de 1992 – 1998 na Unidade Escolar Pio Francisco de Sousa (comunidade de Origem). De 1999-2002 cursou o Ensino fundamental II na unidade Escolar Cicero José da Costa (Povoado Cajueiro). Em 2006 entrou para o Seminário Menor São José em Picos onde cursou o ensino médio de 2006-2008 no Instituto Monsenhor Hipólito (Picos). Cursou Licenciatura em Filosofia e Bacharel em Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (Teresina) nos anos 2009- 2015.

Francisco Berto de Carvalho – é natural da Paroquia Santo Antônio –  Padre Marcos – PI. Filho do casal Berto Francisco de Carvalho e Teresinha Brázida de Carvalho. Estudou o Ensino fundamental I de 1997 – 2000 na Unidade Escolar Alexandrino Bartolomeu de Carvalho na localidade Queimada, Padre Marcos – PI. De 2001- 2005 o Fundamental II na Unidade Escolar Cândida Macedo – Padre Marcos – PI. De 2006 – 2008 Cursou o Ensino Médio no Instituto Monsenhor Hipólito. Cursou Licenciatura em Filosofia e Bacharel em Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (Teresina) nos anos 2009- 2015.

Paulo Henrique da Silva Oliveira – Natural da área pastoral de Nossa Senhora Aparecida – Jacobina PI. Filho do casal Paulo José de Oliveira e Maria Lourdes da Silva. Cursou ensino fundamental I e II na Unidade José Cazuza de 1996-2004. De 2005- 2007 cursou o ensino médio na Unidade Escolar Severo Rocha. Ingressou no seminário Menor São José em Picos no ano de 2008. Cursou Licenciatura em Filosofia e Bacharel em Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (Teresina) nos anos 2009- 2015.

Confira aqui todas as fotos.

Informações: Pe. Edivaldo Silva

Fotos: Luiza Moura