Com o tema “A paz acontece nas mãos que servem”, a Diocese de Picos promoveu na manhã deste domingo, 05 de julho, a XI Caminhada da Solidariedade e da Paz. Milhares de pessoas, tanto de Picos como também das cidades que compõem a área geográfica da Diocese, manifestaram seus sentimentos de viver em um mundo que reine a fraternidade e a paz.

A programação teve início às 06H00 com a celebração de uma missa na Igreja de São Francisco de Assis, no Bairro Junco, presidida pelo bispo diocesano Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pela maioria dos padres da Diocese de Picos. No final da missa foi feita a entrega do prêmio ao ganhador do concurso realizado pela Pastoral da Comunicação.

Em seguida, vestidos com camisetas e usando bonés padronizados da caminhada, os caminhantes saíram em caminhada percorrendo uma distancia de 07 quilômetros até a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, centro da cidade. O objetivo do evento foi o de mobilizar toda sociedade no sentido de que se promova uma cultura de vida, solidariedade e paz.

Durante as edições da caminhada muitos foram os gestos concretos realizados por meio dos recursos oriundos das vendas dos Kits. Neste ano não será diferente, pois de acordo com a organização, os recursos adquiridos serão disponibilizados para a Fazenda da Esperança e Cáritas.

Para Dom Plínio José o povo picoense já acolheu a caminhada como parte integrante da vida social e religiosa de cada um. “São 11 anos caminhando juntos e sempre indo ao encontro de temas que contenta toda sociedade e, com isso, todos ganham”, destacou.

Já o padre Ferdiran Fontes, coordenador da caminhada deste ano, assegurou que no início ficou preocupado em razão da tamanha proporção que ganhou o evento, porém o sacerdote frisou que com a ajuda de tantas pessoas foi possível fazer uma caminhada bonita. “Foi muito bom. Obrigado a todos e que Deus os abençoe”, disse no final do evento.

DSC_2127

Autoridades presentes

Durante a caminhada algumas autoridades políticas participaram do evento, dentre as quais, o prefeito de Picos, padre José Walmir de Lima, os deputados estaduais Severo Neto e Nerinho (Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico), além dos vereadores picoenses Simão Carvalho, Valdivia Santos, Wellington Dantas e Evandro Reis.

Em entrevista a nossa reportagem o prefeito ressaltou sua alegria em ver que o projeto da caminhada, coordenado por ele nas primeiras edições, não parou e se tornou maior ainda. “Quando se começa um trabalho e, mesmo não estando mais na frente, mas você percebe que este projeto continuou, cresceu e prosperou deixa qualquer um feliz. E é isto que está acontecendo, pois outras pessoas abraçaram a causa que propomos ainda no início e hoje está aí, uma grande evento. Ficamos muito felizes com isso”.

Já os deputados Severo Neto e Nerinho parabenizaram os representantes da Igreja católica em Picos pela promoção do evento que visa acima de tudo o bem de toda sociedade.

????????????????????????????????????