No ano de 1832 foi criado o Distrito Eclesiástico de São Raimundo Nonato com a sede no lugar Confusões. Em 1836 a sede do Distrito Eclesiástico foi mudado para o lugar Jenipapo e a imagem de São Raimundo Nonato foi trazida para aqui em procissão. Em 1876 foi construída a Igreja Matriz de São Raimundo Nonato, com a participação de todo o povo do município, sob a orientação do padre José Henrique Cavalcante, o “padre mestre”, como ficou conhecido. No mesmo ano de 1876 foi construído o Cemitério Nossa Senhora de Lourdes, um pouco abaixo da Vila. No dia 25 de junho de 1912 a Vila de São Raimundo Nonato foi elevada à cidade através da Lei Estadual 669. Em 18 de julho de 1920 foi criada a Prelazia de Bom Jesus do Gurguéia através da Bula “ECCLESAE UNIVERSAE” do papa Bento XV – incluindo a paróquia de São Raimundo Nonato.

Em julho de 1922 chegava em São Raimundo Nonato o Administrador Apostólico, padre Pedro Pascual, espanhol, da Ordem Mercedária que, por motivo de falta de transporte e comunicação, não pode ir até Bom Jesus, e aqui se instalou. Foi sagrado bispo em 1924 e morreu em 1925, na Espanha. Em 1928 foi criado o Patronato Agrícola Sanraimundense, pelo padre Francisco Freiria, com imponente construção na praça da Aldeia. No dia 18 de fevereiro de 1931 chegava a São Raimundo Nonato dom Inocêncio Lopes Santamaría (3° bispo) que dirigiu a Prelazia de Bom Jesus do Gurguéia até 1958, quando faleceu. (27 anos de episcopado). Em 1938 foi criada, em São Raimundo Nonato, a Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil, pela Madre Lúcia Etchepare, com as bênçãos de dom Inocêncio.

Em 1948 foi criado o Ginásio Dom Inocêncio, grande marco na cultura da região.

Dom José Vasquez Dias, que já era bispo auxiliar de dom Inocêncio desde 1956, e havia se instalado na cidade de Bom Jesus do Gurguéia. Após a morte deste, sagrando-se bispo prelado e resolveu permanecer com a sede da Prelazia naquela cidade. No dia 17 de dezembro de 1960, através da Bula CUM VENERÁBILIS, de João XXIII, foi criada a Prelazia de São Raimundo Nonato, sendo seu primeiro bispo dom Amadeo González. Em 5 de abril de 1970 chega a São Raimundo Nonato dom Cândido Lorenzo González, recebido com grande festividade. (dom Amadeo havia renunciado). Em 03 de outubro de 1981 a Prelazia de São Raimundo Nonato foi elevada a Diocese, sendo seu primeiro bispo diocesano dom Cândido, que permaneceu no pastoreio episcopal até 17 de julho de 2002 (32 anos de episcopado). Hoje dom Cândido mora em Salvador – Ba, como bispo emérito de São Raimundo Nonato.

Bispo: Dom Eduardo Zielski

Visite o site da Diocese

Veja Também