Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O mês de outubro e novembro do corrente ano foi marcado por varias assembleias de pastorais do regional NE4 CNBB, nas quais tiveram como objeto de estudo o documento 100 da CNBB Comunidade de comunidade: Uma Nova Paroquia. O Papa Francisco nas suas passagens afirma que não existem apenas periferias geográficas, mas periferias humanas, existenciais, e é preciso aproximar-se de todas elas, comenta Dom Alfredo, Bispo Diocesano de Parnaíba.

Nos dias 30 de outubro a dia 01 de novembro a diocese de Parnaíba “Respirou Missão” na sua 18ª Assembleia de Pastoral que teve como tema: “Vinde e Vede” (Jo, 1,38-39) e Lema: Que Igreja Somos e que Igreja queremos?.Durante a Assembleia Dom Alfredo, bispo da Diocese de Parnaíba, recomendou o estudo do Diretório da Comunicação e do documento de Estudo da CNBB N. 107 – sobre os leigos.
Nos dias 07 a 09 de Novembro a Diocese de Picos realizou a sua Assembleia Diocesana de Pastoral. Com assessoria do bispo de Oeiras, Dom Juarez Sousa da Silva, durante os três dias de Assembleia, houve o estudo do Documento 107 da (CNBB), Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade; apresentação do Projeto do Jubileu da Diocese de Picos; estudo do Documento 100 da (CNBB), Comunidade de comunidades: Uma Nova Paróquia; lançamento oficial do Jubileu Diocesano entre outros.

A Diocese de Campo Maior realizou nos dias 13 a 16 de novembro a 38ª Assembleia Diocesana de Pastoral no Centro Diocesano de Pastoral na cidade de Campo Maior. Cerca de 110 pessoas participaram da Assembleia que teve como objetivo central de estudo o documento 100 da CNBB. No mesmo final de semana aconteceu a 7º Assembleia Diocesana de Pastoral de Oeiras que teve como tema: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia – a conversão pastoral da paróquia”. E como Lema: “Eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti” (2Tm 1,6). O documento 100 da CNBB traz a reflexão sobre o papel da igreja perante a comunidade, pois nos convida a fazer igreja como missão, afirma Dom Juarez, Bispo de Oeiras, que durante a assembleia apresentou a proposta do ano jubilar da Diocese, que terá inicio dia 14 de dezembro do corrente ano e será encerrado no dia 12 de dezembro do ano de 2015 e aproveitou para aprovar a realização da Romaria da Terra e da Agua, que acontecera nos dias 01 e 02 de agosto do próximo ano, na cidade de Oeiras.

As Dioceses de São Raimundo, Bom Jesus e Floriano também realizaram suas assembleias de Pastoral no mês de novembro. As Assembleias de Pastoral das Dioceses do Regional NE4 foram marcadas por reflexões da realidade pastoral das dioceses.