Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Em uma bela mensagem divulgada pelas Redes Sociais, padre Vanderley Oliveira, da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda (Rio de Janeiro), enfatizou a importância do Movimento Evangelizador Luz-Vida, que está completando 30 anos no Brasil.

Padre Vanderley Oliveira também agradeceu e saudou nosso Bispo Diocesano de Campo Maior – PI, Dom Eduardo Zielski, responsável por trazer o “Luz-Vida”para o Brasil, e ainda disse que participará da grande festa de aniversário, nos dias: 1, 2 e 3 de Maio. As fotos desta reportagem pertencem ao Padre Vanderley e atestam a participação do sacerdote, enquanto jovem, participando dos retiros espirituais do “Luz-Vida”.

 

CONFIRA NA ÍNTEGRA A MENSAGEM DO PADRE VANDERLEY OLIVEIRA:

 

Em 1985, chegou à Bahia, Pe. Edward Zielski, missionário ‘fidei donum’ vindo da Polônia, para servir à Igreja no Brasil. Primeiramente na Diocese de Blumenau/SC e em seguida foi para a Diocese de Irecê/BA, que era diocese-irmã de Blumenau.

 

Padre Edward trouxe a experiência de um trabalho de formação com jovens, realizado nas montanhas da Polônia, onde, durante 15 dias se fazia um trabalho intenso com a juventude, formação, espiritualidade, Palavra de Deus, documentos da Igreja, Maria, Eucaristia, oração, a diaconia, a koinonia etc, despertando, assim, no coração da juventude, um ardente desejo de servir e ser igreja iluminados pelas quatro verdades que norteiam a evangelização.

 

Esse trabalho foi adaptado às realidades do Nordeste brasileiro, e rapidamente houve a adesão de inúmeros jovens que se deixaram conduzir e formar pelo método do Retiro Oásis.

 

Depois desses 15 dias, voltávamos com um desejo ardente de estar a serviço do Evangelho. Daí nasceram catequistas, coordenadores de comunidades, de pastorais, ministros da Palavra e da Eucaristia, como não podia faltar, nasceram também as vocações ao sacerdócio e vocações leigas.

 

Depois da Bahia, Padre Edward foi para o Pernambuco, diocese de Floresta, e na cidade de Ibimirim/PE continuou seu incansável trabalho com a juventude. Vários grupos participaram dos Retiros em Moxotó de onde nasceram várias outras vocações. Ainda em Ibimirim vieram jovens de uma paróquia do Piauí, da cidade de Cocal, uma prefiguração do que estava por acontecer.

 

no Ano 2000, padre Edward foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, Bispo Diocesano da Diocese de Campo Maior/PI, onde está há 15 anos. Incansavelmente continua o mesmo trabalho junto aos jovens de sua Diocese, fazendo o impossível para que o Oásis leve a água fresca e restauradora do Evangelho, com a força, a alegria e a determinação da juventude para todos os cantos da Igreja.

 

Essa Experiência na Polônia é chamada de Oaza Nowego Życia – OÁSIS DA VIDA NOVA acompanhado das palavras em grego ΦΩΣ ΖΩΗ que postas em CRUZ forma o símbolo da figura abaixo, simbolizando a LUZ de DEUS que penetra na VIDA do HOMEM e a transforma.

 

No Brasil essa maravilhosa experiência é chamada de: MOVIMENTO EVANGELIZADOR LUZ-VIDA, que os jovens do Piauí carinhosamente escolheram a sigla: MELV.

 

Bom, nesse ano de 2015 estamos comemorando os 30 ANOS do MELV no Brasil, e a grande celebração esta marcada para os dias 1,2 e 3 de maio em Campo Maior/PI, com representantes do MELV/BA, MELV/PE e MELV/PI, assim que na ordem os Estados formam uma sigla: BAPEPI. Não podemos nos esquecer que também estarão presentes membros do MELV/POLÔNIA.

 

Bom meus irmãos, com a graça de Deus estarei presente representando a Bahia, mas acima de tudo, quero prestar minha sincera gratidão a Dom Eduardo, pelos anos dedicados, com amor, zelo e carinho a formação desses milhares de jovens no decorrer desses 30 anos.

 

Meu coração é pura GRATIDÂO! Dziękuję biskupowi Edwardowi!!!