Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Com júbilo a Diocese de Campo Maior (PI), acolheu neste sábado (30) seu 3º bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos. O novo pastor foi acolhido na entrada da cidade de Campo Maior (PI), sendo recepcionado por inúmeras pessoas, pelas autoridades estadual e municipal.

A missa de posse, iniciou-se às 18h00min, foi realizada ao lado da Catedral de Santo Antônio e contou com a presença de mais de 7 (sete) mil fiéis, lotando a Praça Bona Primo.

Estiveram presente todo o Clero Diocesano de Campo Maior, bispos do Regional Nordeste IV, Pernambuco e do Ceará: Dom Jacinto Brito (Arcebispo de Teresina), Dom Juarez Sousa (Bispo de Parnaíba), Dom Alfredo Schaffler (Bispo Emérito de Parnaíba), Dom Edvalter Andrade (Bispo de Floriano), Dom Augusto (Bispo Emérito de Floriano), Dom Plínio José (Bispo de Picos), Dom Eduardo Zielski (Bispo de São Raimundo Nonato), Dom Edilson Nobre (Bispo de Oeiras), Dom Paulo Jackson (Bispo de Garanhuns), Dom José Luís (Bispo de Pesqueira) e Dom Vasconcelos (Bispo de Sobral).

Após rito de início da celebração, o Diácono Flávio Naylton apresentou a todos a bula de nomeação, que em seguida foi lida pelo Pároco da Catedral, Monsenhor Paulo Mateus.

O presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB e arcebispo de Teresina (PI), Dom Jacinto Brito deu as boas vindas a Dom Francisco e em seguida entregou o báculo utilizado por Dom Abel (in memoriam) primeiro bispo diocesano de Campo Maior  e passando a ele a presidência da Santa Missa. O novo bispo foi saudado pelo padre Juscelino, representando o Clero, pela Irmã Eronildes, em nome das religiosas, e Ana Silva, representando todos os leigos.

Em sua primeira homilia, Dom Francisco tomou como referência a profecia de Isaías, “O Espírito do Senhor está sobre mim, por que ele me ungiu”, “[…] Este foi um dos primeiros textos da Bíblia que me deparei quando fui tomando consciência da minha fé, desde vocacionado. Ele me foi apresentado como base da missão dos Redentoristas”, disse.

“Hoje inicio o meu ministério episcopal nesta Igreja Particular, Diocese de Campo Maior, a mim confiada pela Igreja, na autoridade Petrina de Sua Santidade, o Papa Francisco. Nesses 100 (cem) dias após a nomeação, em meio a tantos trabalhos e indagações, senti, como agora, forte presença do Senhor, embora em meio a tantas pessoas e em diversas celebrações, eu estava em um retiro silencioso”.

Ao final da celebração, o Monsenhor Paulo Mateus fez a leitura da ata de posse de Dom Francisco de Assis, sendo assinada por Dom Francisco, Dom Jacinto e Padre Raimundo Duarte.

Nas mensagens finais ao novo bispo recebeu saudações do vereador Ari, de Garanhuns (PE), representando o prefeito daquela cidade; do Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, de Dom Paulo Jackson, Bispo de Garanhuns (PE), e ainda de Padre Raimundo Duarte, que foi administrador diocesano de Campo Maior.

Com informações da PASCOM diocesana de Campo Maior (PI)