Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Durante os dias 04 a 07 de agosto de 2014 aconteceu no centro de treinamento Pe. Tony Batista, Teresina-PI, uma assembleia para o Clero em formação permanente, cujo tema da assembleia foi à liturgia da palavra. A Assembleia foi assessorada pelo Ex Presidente da CNBB, Geraldo Lira, que hoje é Arcebispo de Mariana- MG e contou com a participação do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.

Durante a Assembleia Dom Geraldo Lira mostrou para o Clero de Teresina-PI o que tem de novidade para ser estudado e atualizado sobre a liturgia, as referencias que estão sendo utilizados para ajudar os padres na pratica litúrgica e as orientações do Missal Romano, visto que os padres estão sempre em contato com a liturgia.

De acordo com o bispo de Mariana- MG o interesse em aprofundar os estudos sobre a liturgia é esta em constante contato com as fontes como: Documentos do Magistério da Igreja, Concilio Vaticano II, Papas como: Paulo VI; João Pulo II; Bento XIV; Francisco; Documento de Aparecida; para que o Clero possa interpretar a palavra litúrgica de acordo com a realidade de hoje em consonância com o que  diz essas fontes. “As referencias que estão sendo utilizadas para ajudar o Clero na pratica litúrgica no momento atual é Papa Francisco na sua exortação apostólica sobre a evangelização no mundo atual. A igreja tem que sair das quatro paredes e ir ao encontro das periferias, não só as periferias geográficas das grandes cidades, mas as periferias humanas daqueles que estão fora do circulo dos que compões a comunidade eclesial”, Diz Dom Geraldo Lima.

Em relação ás praticas que fogem as orientações do missal Romano Dom Geraldo Lima foi enfático em dizer que isso é um abuso, pois a liturgia é expressão do culto publico em nome de Jesus Cristo e o ministro delegado pela Igreja para agir em seu nome não pode agir diferente do que a igreja determina. “É preciso ajustar a nossa pratica as orientações do magistério da Igreja no caso da celebração da liturgia”, finaliza Dom Geraldo Lima.

IMG-20140807-WA0005