Notícias do Regional

Dom Jacinto Brito celebra 70 anos de vida

O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, celebrou na última sexta-feira (16), setenta anos de vida. Para marcar a passagem da data, foi promovido um almoço com o clero arquidiocesano, familiares e amigos no Centro de Treinamento Padre Tony Batista. Na noite do mesmo dia, foi celebrada missa na Catedral, com a presença de fiéis da arquidiocese e de outras dioceses onde o arcebispo morou .

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho nasceu em Bacabal (MA), foi padre em Pedreiras (MA) e bispo de Crateús (CE). Foi nomeado para o Piauí em 22 de fevereiro de 2012, tornando-se o 7º arcebispo de Teresina. Ele sucedeu dom Sérgio da Rocha, hoje, cardeal da Igreja Católica.

“O que mais me inspira em Dom Jacinto é o verdadeiro amor dele pela eucaristia e seu profundo cuidado paternal por todos aqueles que o cercam”, conta o amigo frei Bernardo de Souza Brandão, ministro provincial da Fraternidade Franciscana de Bacabal (MA), responsável pela homilia da celebração religiosa.

aniversario_dom_jacinto (1)Durante a missa, parte do clero arquidiocesano se reuniu para celebrar a vida do  arcebispo. A comunidade leiga também marcou presença para louvar a Deus pela graça de conviver com Dom Jacinto. Pessoas como o seminarista Yago Waquim, discípulo que se inspira na retidão do bispo.

“Ele é um grande exemplo. Foram três anos importantes refletindo no vocacionado sobre o chamado a ser religioso. Todo esse processo foi inspirado e facilitado pela sabedoria e amizade de Dom Jacinto”, explica o estudante do terceiro ano de Filosofia.

“Dom Jacinto Brito é uma pessoa acessível, um pai mesmo. Sempre tem uma palavra de sabedoria, um consolo ou um puxão de orelha na hora certa. Mas é uma pessoa aberta que sempre recebe bem a todos”, conta a secretária Graça Freire.

“Fui ordenado por ele e hoje tenho o prazer de crescer com nossa convivência. Dom Jacinto é  mesmo um pai para todos da nossa Arquidiocese. Só temos o que aprender com ele”, revela o padre Anderson Fábio, coordenador do Programa Terra Sacerdotal.

Palavras de agradecimento

aniversario_dom_jacinto (2)“Ao completar mais essa década só sei dizer que me sinto feliz e agradecido por tudo que já vivi. Agora, sinto-me instigado pelo que Deus ainda tem a colocar na minha vida. Por isso agradeço a todos os amigos e familiares que fizeram e fazem parte desta história”, agradeceu Dom Jacinto .

Por Lívio Galeno

Fotos: Demarques Loyola

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Doação

BANCO DO BRASIL

AGENCIA: 3285

CONTA: 89624-1

Newsletter

Parceiros