Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Na manhã da última quinta-feira (15), o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito presidiu uma emocionante celebração para detentos da Casa de Custódia de Teresina. A penitenciária que abriga mais de 900 presos, localizada no bairro Santo Antônio, zona sul da cidade, foi o cenário da missa que reuniu também funcionários da Secretaria de Justiça sob a organização da Pastoral Carcerária Arquidiocesana.

Ana Marta Albuquerque é membro da pastoral carcerária e afirmou que sente motivação para esses encontros de auxílio religioso em ambientes onde estão os irmãos encarcerados e privados de liberdade. “Ele nos pediu: ide por todo o mundo. Hoje é um dia de fato para vivenciarmos a missão. Guiados pelo Pai trazemos a Palavra na certeza de que a fé é mecanismo de ressocialização. Não existem barreiras! É nossa missão divulgar e propagar o Evangelho e a boa nova. A libertação de todos que aqui estão está no encontro com Jesus”, pontua.

Os cânticos da missa foram escolhidos pelos detentos que participaram ativamente da celebração, também fazendo preces ao lado de funcionários do presídio. A missa integra o calendário de celebrações de Natal da Pastoral e para Dom Jacinto, é mais uma oportunidade de “estar próximo daqueles que não estão ao alcance de nós no dia-a-dia. Nós sabemos que são muitos os seguimentos da sociedade que ficam privados de participar das celebrações como os idosos, doentes. E a pastoral carcerária faz esse trabalho de presença; de acolhimento e de acompanhamento. É uma presença fraterna.”, enaltece.

A programação encerrou com o cântico natalino “Noite Feliz”. Dom Jacinto aproveitou o encontro para reforçar junto aos presentes que “Cristo é esperança não só para o dia de hoje, mas para sua vida aqui dentro e lá fora. Todos aqui devem sentir a Igreja como comunidade de fé. A Igreja olha para todos vocês com olhar de irmão, não renega, não rejeita e isso já é um sinal de Cristo que vem para regenerar”, finalizou.

Redação e foto: Arquidiocese de Teresina