Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Dom João Santos Cardoso deixa a assume como novo bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa. Ele foi nomeado pelo Vaticano no dia 24 de junho de 2015, transferindo-o da diocese de São Raimundo Nonato (PI). Seu lema é “Naquele que me fortalece”.

Biografia – Dom João Cardoso é baiano de Dário Meira. Foi ordenado sacerdote da Arquidiocese de Vitória da Conquista em 27 de dezembro de 1986. Na Arquidiocese de Vitória da Conquista, exerceu vários ofícios e ministérios eclesiásticos até 2011. Em 14 de dezembro de 2011, memória de São João da Cruz, foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI para a Diocese de São Raimundo Nonato (PI) tendo tomado posse em 17 de março de 2012. Como bispo, foi membro da Comissão Episcopal para o Pontifício Colégio Pio Brasileiro em Roma e, no Regional Nordeste IV da CNBB (Piauí), é o referencial para a Comissão dos Presbíteros e a Pastoral Universitária.

Enquanto bispo auxiliar no Piauí, Dom João pregou em duas noites do Novenário do Bom Jesus da Lapa, no ano de 2012. Sobre a devoção ao Senhor Bom Jesus, falou o seguinte em entrevista à edição de outubro do Informativo do Santuário: “Impressiona-me o clima de mística e de fé que toma conta do nosso Santuário com as romarias, com a expressão de piedade e o atendimento espiritual que os romeiros de vários recantos do Brasil recebem aos pés do Bom Jesus. O Santuário é a grande dádiva do Bom Jesus à Diocese da Lapa, como polo irradiador da evangelização e suporte, no exercício de comunhão, partilha e participação, na missão evangelizadora de nossa Igreja Diocesana”.