Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Aproxima-se a IV Romaria Regional Da Juventude no Piauí, que se realizará nos dias 19 e 20 de outubro em Picos. É aguardada com muita alegria a presença de todas as expressões juvenis da Igreja.

Nesta perspectiva, Dom Juarez, Bispo da Diocese de Oeiras e Referencial do Regional Nordeste 4 para a Juventude convida os jovens. “Venham. Venham com suas dores e sofrimentos; tambores e cantos de alegria. Vamos celebrar a vida da juventude, vamos girar o mundo, e dizer: “CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS”.

Motivados pelo tema da 3ª Missão Jovem da Diocese de Picos: “JUVENTUDE, A VIDA NÃO PODE PARAR”, também pela celebração dos 40 anos da Pastoral da Juventude no Brasil, e com todos os sonhos da Juventude Piauiense, estaremos em ROMARIA.

Romaria é a interação de fé e de vida: um momento de graça e de bênção para a Igreja que a sedia e para todos que se dispõe a caminhar: peregrinação, festa, oração e busca de Deus, mas é também momento de educação política e ecológica, de formação da cidadania e de conscientização quanto aos direitos e aos deveres do cidadão para com a vida da juventude.

Portanto, neste contexto, a coordenação da PJ convoca por meio de carta-convite não só aos jovens, mas direciona também as bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, assessores e eternos amantes da juventude para participarem da IV Romaria. “Esperamos você, com toda a Juventude de sua comunidade paroquial, tendo a certeza que o Jovem de Nazaré nos convida e nos envia a sermos discípulos e missionários. Que Maria, jovem mulher de resistência nos ajude a trilhar os caminhos do seu Filho, levando a sério o Evangelho, a Vida, os Pobres e a Política.”

PROGRAMAÇÃO

• Sábado – dia 19/10

17h – Chegada das dioceses para participar do encerramento da missão jovem e acolhida nos bairros da cidade.

19h – Celebração de encerramento da missão nos bairros e comunidades –

Vigília Martirial até meia noite.

(Repouso na casa das famílias)

• Domingo – dia 20/10

5h – Alvorada /café comunitário/avaliação

9h – Rodas de Conversas com os grupos de jovens nas comunidades e bairros para interação e conhecimento da realidade juvenil do Estado.

12h – Almoço (famílias)

15h – Chegada das caravanas das Paróquias da Diocese e Concentração no Posto São Miguel

15h 30min – Início da caminhada pela Severo Eulálio e a Rua Nossa Senhora de Fátima.

*Animação da caminhada com a banda Sementes de Restauração (Arquidiocese de Teresina)

17h 30min – Celebração Eucarística da Romaria

19h 30min – Show Cultural

Banda “Sementes de Restauração – de Picos”

Apresentações artísticas de cada diocese 21h 30min – Lanche.

22h 30min – Encerramento e Diáspora