Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A equipe que vai representar o Regional NE IV da CNBB no 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação chegou na manhã deste domingo (27), em Natal/RN, cidade que vai sediar o evento. O bispo referencial da comunicação nas dioceses do Piauí, Dom Plínio Jose Luz da Silva e o coordenador de comunicação do regional, Pe. Raimundo Duarte acompanham o grupo.

A equipe piauiense que participará do 8º Muticom é composta de jornalista, radialistas e membros da Pascom da Arquidiocese de Teresina e das Dioceses de Picos, Floriano, Campo Maior, somando em um total de 15 participantes no evento.

O mutirão de comunicação terá início hoje a partir das 17 horas com a realização do credenciamento dos quase mil inscritos para o evento e na sequencia a solenidade oficial de abertura que será realizada no Hotel Praiamar, localizado no bairro de Ponta Negra, enquanto todas as atividades do Muticom serão realizadas nas instalações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Uma das primeiras atividades dos comunicadores piauienses em Natal foi participar da Santa Missa. Para Dom Plínio o ato religioso tem como finalidade “celebrar a boa viagem feita pela equipe, fazer dessa semana uma experiência de convívio fraterno a partir de Jesus Cristo”, ressaltou.

dom plinio mutirão brasileiro de comunicação

Dom Plínio disse também “que viemos para buscar conhecimentos a fim de partilhá-lo com o nosso povo, e vamos colocar a mão na massa juntamente com os demais participantes”, enfatizou.

A coordenadora da Pastoral da Comunicação da Diocese de Floriano, Elizangela Arrais, disse, já em Natal que sua expectativa é: “Voltar com uma bagagem de conhecimentos a serem adquiridos no mutirão para dividi-los com os diocesanos de Floriano”, informa.

De acordo com a acadêmica de comunicação social e integrante da Pascom de Picos, Luiza Ana de Moura a expectativa é de adquirir conhecimentos para o crescimento da Pascom de nossa diocese.

Para Hugo Junior, coordenador da Pascom na Paróquia de São Simão de Simões a iniciativa da Diocese de Picos de favorecer a participação de representantes das paróquias no mutirão é uma oportunidade de aprender mais para partilhar o conhecimento adquirido na sua paróquia e que esse momento de troca de experiências é uma forma de descentralizar o serviço e que essa ação valoriza os representantes das paróquias, para que cada um possa dar o melhor de si.

Começa o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação

O tema “Comunicação e Participação cidadã: meios e processos” pauta as atividades do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), aberto oficialmente na noite deste domingo, 27 de outubro, no hotel Praiamar, em Natal (RN). A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Jaime Vieira Rocha, e pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

muticom

“Se eu puder definir este 8º Muticom com uma palavra, eu diria esperança. Uma esperança que não decepciona, e esta alegria de ver cada vez mais o desafio de Paulo VI, que seremos julgados pelas futuras gerações pelo bom ou mau uso que fizermos dos meios de comunicação”, afirmou dom Dimas. “Acho que o Mutirão vai ser um momento de muita comunhão, de muita partilha, no que diz respeito à nossa missão”, afirmou a presidente da Signis Brasil, irmã Helena Corazza, em entrevista ao site do evento.

A programação acadêmica do 8º Muticom termina na quinta-feira, 31. Na sexta-feira, 1º de novembro, será dedicada a passeios.