Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

 O bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, visitou  na manhã desta terça-feira (13/10), o Abrigo dos Idosos Joaquim Monteiro de Carvalho em Picos – PI.

Visitar os idosos já faz parte da missão do pastor, mas, além disso, a visita do bispo teve a finalidade de agendar com a direção do abrigo a celebração de uma Missa mensalmente no local com os idosos ficando agendada para a última sexta-feira do mês, com transmissão pela Rádio Cultura FM de Picos. Ao comentar com os idosos sobre a Missa, eles disseram acompanhar diariamente a Missa pela Emissora.

Durante a visita, Dom Plínio foi ao encontro de cada idoso, oportunidade que ouviu e abençoou os mesmos. Na visita notou-se o quando a instituição ainda necessita da ajuda da população.

Mediante as necessidades percebidas, Dom Plínio se comprometeu em mandar colocar internet no local, já autorizando de imediato o técnico, Gilson Barão, a realizar a instalação. Para uma idosa que não consegue mais se mover sozinha, devido uma forte queda, que ocasionou lesões na perna esquerda, Dom Plínio mandou fazer a restauração de uma cadeira adaptada que já existia, mas não estava sendo utilizada pela mesma por falta de manutenção.

Com 12 funcionários, as despesas do abrigo são custeadas com o dinheiro da aposentadoria dos idosos. Um salário mínimo, na maioria das vezes. Com capacidade para trinta pessoas, o abrigo atualmente conta com 23 idosos vivendo na “melhor idade”.

“Cada idoso tem a sua aposentadoria. O dinheiro que temos certo é esse, as demais despesas são custeadas a partir de doações”, ressalta Socorro Fortaleza, presidente do abrigo. Ela explica ainda que a maior colaboração vem do Juizado Especial de Picos, que determina que um grande número de penas alternativas como doações de cestas básicas, sejam destinadas ao abrigo.