O Colégio de Consultores da Diocese de Campo Maior, reunido nesta terça (05/04) elegeu o Padre Raimundo Duarte como novo Administrador Diocesano.

Raimundo Nonato Cruz Duarte, Padre Duarte, nasceu aos 28 de março de 1956, na cidade de Bacabal, no Estado do Maranhão, de uma família de cinco irmãos. Seus pais: Antonio Ferreira Duarte (in memorian) e Artemiza Cruz Duarte. Estudou no ensino fundamental e ensino médio na cidade de Bacabal, e no ano de 1979, iniciou seus estudos no Seminário Maior, Regional Nordeste I, na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará. Bacharel em Filosofia e Licenciado em Teologia, pelo Instituto de Ciências Religiosas em Fortaleza – Ceará, exerce seu ministério sacerdotal na diocese de Campo Maior – Piauí.

Foi ordenado diácono no dia 08 de dezembro de 1984, na paróquia de São Jose, na cidade de Altos e ordenado sacerdote no dia 23 de março de 1985, na Catedral de Santo Antonio, na cidade de Campo Maior. Teve como sua primeira paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Capitão de Campos. De lá foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Barras. Trabalhou como Pároco ainda nas seguintes paróquias: Nossa Senhora do Livramento, José de Freitas; São José, Altos; Nossa Senhora dos Humildes, Alto Longá; Nossa Senhora do Desterro, Castelo do Piauí e atualmente exerce seu ministério na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Campo Maior.

Por seu interesse e gosto pela comunicação, em 2008, foi convidado pelo bispo Referencial do Regional Nordeste 4, Dom Plínio José, bispo da diocese de Picos e em concordância com os demais bispos do Regional, para assumir a Coordenação da Comunicação da Igreja, no Estado do Piauí, função que ocupa até hoje. Nomeado por Dom Eduardo Zielski, Chanceler da Cúria Diocesana, em 2010 tem zelado pelos arquivos da diocese, atribuição dispensada pelo seu ofício.

A Diocese de Campo Maior está vacante desde o dia 2 de Março, quando a Sua Santidade, o Papa Francisco, nomeou Dom Eduardo Zielski como novo Bispo de São Raimundo Nonato, no sul do Piauí.

Com informações da Pascom Diocesana de Campo Maior