Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Após 13 dias de intensa vivência pastoral no meio das comunidades, chega ao fim, o Estágio Pastoral dos Seminaristas da Diocese de Picos na cidade de Alegrete do Piauí.  Dividido em dois momentos o Estágio começou no dia 02 de janeiro pela zona rural do município onde os seminaristas estiveram na primeira etapa nas comunidades: Baixão, Tabuleiro, Malhada Alta, Boa Vista e Alegrete Velho, e a segunda etapa na zona urbana.

Acompanhados pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva e pelo Promotor Vocacional da Diocese, Pe. Edvaldo dos Santos Silva, nos treze dias de estágio, realizaram visitas às famílias, celebrações, e incentivaram à comunidade a participar mais ainda da vida da Igreja.

Uma novidade deste ano no estágio foi a realização de encontros de formação para grupo de liturgia, homens do terço e jovens, onde foram abordadas diversas temáticas como a importância da família na Igreja, o protagonismo dos jovens na Igreja e na sociedade e a atuação assídua dos homens do terço na comunidade. Os encontros foram para os grupos das sedes de Alegrete e de Francisco Macedo.

Além de contar com a presença constante do Bispo Diocesano, durante o estágio os seminaristas receberam a visita de quase todos os padres da diocese de Picos, bem como de outras dioceses.

O encerramento aconteceu nesse sábado, 14/01, às 17h, com Celebração Eucarística presidida por Dom Plínio José Luz da Silva e, concelebrada pelos padres, Francisco Pereira Borges, Sebastião Francisco dos Santos, Edivaldo dos Santos Silva, Fernando Amando de Sousa e Antônio Ismael de Holanda. A eucaristia contou com a participação de diversas pessoas das comunidades do município além de representantes de outros municípios que compõem a Diocese.

Durante a missa, aconteceu a instituição do Ministério de Leitor ao seminarista Cláudio Santana, da Paróquia Nossa Senhora dos Humildes em Paulistana. Com este Ministério ele pode ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, recitar os salmos, apresentar as intenções na oração universal dos fiéis, dirigir o canto e orientar a participação do povo fiel instruindo-o para a recepção digna dos sacramentos.

Na ocasião também foram instituídos no Ministério de Acólito os seminaristas, José Marcos da Área Pastoral São Francisco de Assis em Acauã e Gildo Coelho da Paróquia Santa Teresinha em Queimada Nova, ambos do 3º ano de Teologia.  Com este Ministério eles devem cuidar do serviço do altar, auxiliar os diáconos e os sacerdotes nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da Santa Missa; distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis (principalmente aos enfermos), expor publicamente o Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (não pode, porém, dar a Benção ao povo). A cerimônia foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva.

Antes da bênção final, os seminaristas Vanderlan Félix e Francisco de Assis, fizeram a leitura do Relatório Geral do Estagio Pastoral dos Seminaristas.

Ao término, o vigário paroquial de Alegrete, Pe. Antônio Ismael agradeceu pela realização do estágio e disse: “Me sinto muito feliz e em paz por ter cumprido com sucesso a missão que Deus me deu. A passagem dos Seminaristas pelo Estágio foi momento de muito ânimo, de renovação da fé, de renovação dos compromissos cristão que a igreja exige, inclusive o compromisso social. Nós vimos que a Igreja em se tem suas deficiências, mas acredito que serão sanadas com a passagem dos seminaristas com as  formações que tivemos. Mas precisamos despertar também a nossa vida cristã na comunidade,  notamos realidades sofridas que carece de maior atenção do poder público de Alegrete”.

O próximo estágio pastoral acontecerá em janeiro de 2018 na cidade de Sussuapara – PI.

Redação e foto: PASCOM diocesana de Picos