Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O seminário “Teoria e prática na Web” reuniu participantes do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores para a partilha de experiências em desenvolvimento e manutenção de sites e portais católicos.

O primeiro palestrante foi Moisés Sbardelotto, jornalista e mestre em Ciências da Comunicação, que abordou o tema Convergência Midiática para a Evangelização. Ele explicou que a sociedade vivencia uma era “tradigital”, em que as mídias tradicionais como rádio e televisão são inseridas no meio digital.

Apontando dados de pesquisas atuais, o especialista utilizou-se de reflexões de Papa Francisco em sua encíclica Evangelii Gaudium para propor uma estratégia própria de comunicação eclesial intitulada D.E.O.S, sigla para Descentralização, Emergência, Organização e Sinergia.

“A convergência, embora existente, sempre está marcada por divergências. (…) Não sabemos os rumos que o processo de comunicação seguirá. Eu controlo minha comunicação, mas a mensagem eu não controlo. (…) Em uma imensidão de conteúdos, de pessoas e vidas, a comunicação é aquilo que dá forma, que organiza esta disparidade de sentidos. (…) O desafio da convergência é convergir no novo, no desconhecido, que advém (como se diz no Advento). Eu não controlo a vinda desse novo, mas preciso confiar que nele estará a presença de Deus também!”, refletiu.

Na sequência, padre Evaldo Souza C.Ss.R., diretor do portal A12.com, falou sobre Evangelização nos portais católicos, ressaltando a produção do conteúdo evangelizador que alimenta diariamente os sites da Província Redentorista do Estado de São Paulo, Santuário Nacional de Aparecida, Rede Aparecida de Comunicação e Editora Santuário.

Ao final, dois representantes do portal Canção Nova abordaram a temática Criatividade e anúncio em tempos de rede, Daniel Machado e Paulo Moraes. A produção de conteúdo direcionado a um público-alvo religioso foi exemplificada através de ferramentas específicas de busca e indexação na internet.

Após as exposições, os participantes puderam direcionar perguntas aos palestrantes.

As atividades do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores prosseguem até domingo (27), no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP).

Fonte: a12.com