Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A visita Ad Limina Apostolorum terminou neste domingo, dia 15 de maio em Roma, com a celebração de canonização de oito santos pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro. Durante toda a semana, o grupo de oito bispos esteve em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões.

Bispos do PI e do Ceará em celebração eucarística na Basílica de Santa Maria Maior.
Bispos do Piauí e do Ceará em celebração eucarística na Basílica de Santa Maria Maior.

O momento mais aguardado por todos aconteceu na manhã do dia 12, quinta-feira: a audiência com o Papa Francisco. Em duas horas de conversa, o Santo Padre acolheu os bispos motivando cada um a apresentar suas experiências. No encontro, foram conversados e refletidos muitos temas, entre eles os conflitos armados ao redor do mundo, a situação da América Latina e do Brasil e a realidade das Igrejas Particulares do Piauí.

Audiência dos bispos do Piauí e do Ceará com o Papa Francisco.

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Regional Nordeste IV e bispo de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva, nos enviou suas impressões e experiências a cerca da Visita:

Foi uma excelente oportunidade para manifestar a nossa comunhão, nossa fidelidade, o nosso afeto ao Papa, sucessor de Pedro. A Visita Ad Limina foi um momento de encontro, de escuta, diálogo e partilha. A participação nas basílicas maiores foi um momento forte de confirmação da nossa fé e da nossa missão junto à Igreja, momentos muito significativos.  O encontro com o Papa Francisco foi, sem dúvidas, um verdadeiro banho de espiritualidade e de aconselhamento pastoral. Destaco a sua orientação para a proximidade com o Clero, com Deus e o povo de Deus.

Registro oficial da Audiência com o Santo Padre e os bispos dos Regionais Nordeste 4 e Nordeste 1.

Ainda de acordo com Dom Juarez a Visita Ad Limina Apostolorum representou um momento, não somente de formalidades, mas, sobretudo, de profunda comunhão e de manifestação de fidelidade e afeto ao Papa.

Celebração no túmulo de São Pedro, no primeiro dia da Visita Ad Limina.

O bispo da Diocese de Floriano, Dom Edivalter Andrade, também partilhou suas experiências na Visita e destacou os caminhos que a Igreja precisa seguir, segundo as orientações do Santo Padre:

Sempre bem humorado, o papa respondeu perguntas sobre diversos temas esclarecendo sobre a nossa responsabilidade em discernir assuntos em nossas dioceses e, com o devido cuidado pastoral, nos motivou a procurar acolher a todos como Jesus que acolhia indistintamente. Saímos desse encontro nos sentindo confirmados na fé e na missão e renovamos nosso compromisso de estar sempre em comunhão com ele (Papa) no esforço de fazer acontecer uma igreja em saída, samaritana, sinodal e comprometida com a evangelização.

Reunião entre os bispos do Piauí e Ceará no Colégio Pontifício Brasileiro para ajustes e encaminhamentos da visita.

Para o bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, a Visita Ad Limina Apostolorum se resume em três palavras (encontro, diálogo e proximidade):

De fato, foi um momento oportuno que nos ajudou a a viver a experiência do encontro no sentido mais profundo da palavra, onde nós, assumindo a nossa responsabilidade de sucessores dos apóstolos, viemos ao encontro do Santo Padre. Foi uma experiência de escuta e de vivência da sinodalidade, de comunhão e de ação missionária.