Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Mais de 1200 membros da Pastoral Familiar de todo o Brasil estiveram reunidos dos dias 26 a 28 de setembro em São Luís (MA) discutindo o tema “Família, transmissora da fé” no XIV Congresso Nacional da Pastoral Familiar. O encontro que já é realizado há 25 anos teve como objetivo lançar luzes que iluminem as experiências familiares e do casal na transmissão da fé com ousadia e coragem. De acordo com o Padre Rafael Fornasier, o encontro vai apontar caminhos de como a igreja vem trabalhando, inclusive, os casos especiais, como as viúvas, mães solteiras e casamentos de segunda união. “Nós, enquanto igreja, estamos atentos à essa nova concepção de família e queremos acolhê-las e orientá-las como viver bem a sua fé”, afirmou o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e Família.

O Regional Nordeste IV da CNBB que corresponde ao estado do Piauí esteve representado por mais de 60 pessoas, entre casais, padres e bispos que foram discutir como fortalecer a instituição família. Dom Alfredo Schaffler, bispo referencial para a Família no Regional NEIV ressalta que momentos como esses são ricos pela troca de experiências entre as várias dioceses do país. “A cada ano, nós nos reunimos para pensar como valorizar as nossas famílias e resgatar valores que veem se perdendo com o tempo”.

Durante o encontro, além de palestras, os movimentos que fazem parte da Pastoral Familiar tiveram a oportunidade de apresentar um pouco da história e trabalhos desenvolvidos, entre eles o Encontro de Casais com Cristo, o Encontro Matrimonial Mundial e as Equipes de Nossa Senhora.