Especialização em Catequese e Evangelização – Introdução à Sagrada Escritura
Do dia 19 a 25 de janeiro sob a direção da Coordenação Diocesana de Catequese da Diocese de Parnaíba foi ministrada a disciplina Introdução à Sagrada Escritura, do Curso de Especialização em Catequese e Evangelização; o curso aconteceu no Colégio Diocesano de Parnaíba e a disciplina Introdução à Sagrada Escritura foi ministrada pelo Padre Décio José Walker, assessor da Dimensão Bíblico Catequética da CNBB Nacional. Nessas aulas foram abordadas e discutidas as histórias apresentadas no Antigo e Novo Testamentos, falando sobre simbologias, significados e desmitificações, assim mostrando a importância de se conhecer a fundo as ligações entre os livros da Bíblia, suas mensagens para humanidade, para que sejam passadas da melhor forma possível para os catequizandos.
Há o cuidado também de se tomar consciência da forma como apresentar essas histórias e seus significados para as crianças. Primeiro se extraindo a essência das mensagens passadas pela Bíblia, depois fazendo as indagações necessárias para que crianças e jovens da catequese façam relação com os dias atuais e sua própria relação com o mundo e o Deus Criador.
‘‘Precisamos fazer um jeito novo de trabalhar na catequese, lutar para que nossa sociedade seja uma organização a favor da vida, e isso começa por entendermos o plano de Deus para todos nós. Como nosso criador Ele traz uma mensagem de paz e temos que ajudar as crianças a perceberem que somos feitos todos da mesma matéria, do chão, e que somos todos iguais, independente de quem seja.’’, afirmou Padre Décio.
Dentro da sala de aula o clima é de muita concentração e entusiasmo, fazendo-se debates de forma inteligente e animada, com momentos de descontração, a turma segue em sintonia, deixando assim o ambiente ainda mais propício para a disseminação do saber.