Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Com o tema: “Fraternidade e superação da violência”, foi lançada na manhã desta quinta-feira (15) na Residência Episcopal a Campanha da Fraternidade 2018. Com a presença da imprensa local, do clero arquidiocesano e de autoridades dos poderes municipal e estadual, a solenidade abordou pontos relevantes sobre as diversas formas de violência existentes hoje no país e apontou possíveis soluções.

A mesa foi composta pelo Padre Leonildo Campelo, coordenador da Campanha na Arquidiocese, Vereadora Teresa Brito representando a Câmara de Vereadores, Daniel Carvalho, secretário de Justiça do Estado, Pe. Tony Batista, Vigário Geral da Arquidiocese e o Arcebispo Metropolitano Dom Jacinto Brito.

pe leonildoA campanha traz como lema: “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)” e tem como propósito refletir sobre a temática. “A realidade é pertinente sobre a violência em todos os setores, sobretudo no que diz respeito à violência em forma de corrupção, onde os gestores poderiam promover políticas públicas para sanar essa problemática”, afirmou o Padre Leonildo.

Para Dom Jacinto, a melhor resposta para a violência é o amor. “Quanto mais forte for o espírito de destruição, tanto maior deve ser para nós esse espírito de construção de uma civilização do amor, de uma cultura de paz e de diálogo. O grande problema é que nossa sociedade globalizou a indiferença. Nosso papa Francisco tem dito isso com muita frequência. Isso faz com que vejamos as estatísticas de morte e violência, mas parece que nada nos toca, a gente se acostuma, cria-se a cultura da indiferença”, afirmou o arcebispo.

dom

Ele disse ainda que a violência vem de uma situação matriz que é a desigualdade, a falta de políticas públicas ou políticas excludentes, o que potencializa a violência que está no coração humano. “Cada violência é um atentado à vida. Nós queremos ver nessa quaresma o lado positivo de gestos de ternura e partilha para construir uma civilização do diálogo e da fraternidade”, explicou Dom Jacinto.

A Campanha da Fraternidade 2018 será lançada para toda a comunidade no próximo sábado, dia 17 no Parque da Cidadania a partir das 18h. O evento é aberto ao público.

Por Samuel Cortez (Pascom Arquidiocesana)

Fotos: Ronaldo Diniz (Cnbb NE 4)