Os pastores das Igrejas particulares e os organismos da Igreja no Brasil têm, até o dia 15 de abril, uma chance a mais de contribuir com proposições às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) 2019/2023, projeto que orientará a caminhada nos próximos anos.

Após cumprir a segunda etapa de seu trabalho e incorporar as sugestões enviadas pelas Igrejas locais, em reunião realizada de 19 a 20 de fevereiro, em Sumaré (RJ), a Comissão Especial sobre a atualização das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019/2023 enviou no último dia 13 março outra versão para que mais uma vez todos possam dar a sua contribuição.

Segundo a carta do assinada pelo arcebispo de São Luiz (MA) e presidente do Regional Nordeste 5, dom José Belisário da Silva, coordenador dos trabalhos da comissão, os bispos e arcebispos deverão sistematizar as propostas e enviar até o próximo dia 15 de abril, prazo final. A Comissão se reunirá uma vez mais, dias 29 e 30 de abril, já em Aparecida (SP), para fazer a sistematização do texto que vai ser submetido à plenária da 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.

Segundo dom Belisário, o grupo recebeu significativas contribuições. A tendência da equipe, segundo dom Belisário, é acolher todas as emendas propostas, exceto as que apresentam caráter contraditório.

DGAE 2019/2023 – A atuação da Igreja no mundo urbano, conforme já amadurecido pelos bispos do Brasil, é o foco do documento. “O texto reforça que vivemos uma cultura urbana, com predominância no país das grandes cidades”, acentua o arcebispo de São Luiz (MA).

As DGAE 2011-2015, no processo de recepção do Documento de Aparecida, organizaram-se a partir de cinco urgências: estado permanente de missão; iniciação à vida cristã; animação bíblica da vida e da pastoral; comunidade de comunidades; serviço à vida plena para todos. Enriquecidas pelo início do Magistério do Papa Francisco, as DGAE 2015-2019 mantiveram as mesmas urgências e continuaram inspirando o planejamento da Pastoral de Conjunto das nossas Igrejas particulares.

As DGAE 2019-2023 estão estruturadas a partir da imagem da comunidade cristã como “casa”. No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por “quatro pilares”: Palavra, Pão, Caridade e Missão. Em cada um deles, as antigas urgências são reagrupadas e permanecem mostrando sua atualidade.

A atualização do texto das DGAE 2019/2023 teve início ainda na 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil de 2018 quando os bispos apontaram as primeiras sugestões ao texto. A atualização das diretrizes também foi tema de discussão em duas reuniões do Conselho Permanente da CNBB em 2018, em junho e novembro. A comissão, especialmente montada para esta tarefa, se reuniu em agosto e dezembro de 2018 para avançar no texto cuja primeira versão foi enviada dia 10 de janeiro de 2019 às Igrejas particulares.