A Arquidiocese de Teresina promoveu a segunda edição da Assembleia da Caridade. O encontro foi no Parque da Cidadania e a comunidade teve a oportunidade de se integrar e conhecer as obras sociais e de caridade desenvolvidas e apoiadas pela Igreja  na Arquidiocese.

O evento teve como tema: “Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 9,7) e para o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito não há dúvidas de que o fruto da caridade é a alegria.

“Deus ama quem dá com alegria. Há mais alegria em dar do que receber. Essa é portanto uma síntese dos Evangelhos nos atos dos apóstolos: Quando a pessoa se doa ela tem muito mais alegria. Alegria pura, vibrante que transborda e contagia. Hoje é um dia para se confirmar que a caridade é contagiante”, comemora.

O Arcebispo ainda reforçou que com o ato simbólico de fechar a porta santa da basílica de São Pedro e, portanto, findar o ano da Misericórdia, não significa que as obras de misericórdia não devam mais ser praticadas. Pelo contrário, “essa noite é um desdobrar do ano Santo da misericórdia. As ações sociais da nossa Igreja são ricas. Não há uma diocese com tantas obras sociais como a nossa. Isso é motivo de ação de graças porque somos instrumento dessa misericórdia. Uma Igreja orante também é operante. A oração verdadeira leva a ação”.

A motivação maior dessa segunda edição foi de tornar o encontro um cenário de ação concreta possibilitando ao grande público a oportunidade de conhecer o que a Igreja faz para prover a dignidade humana.

Realizada a cada biênio a Assembléia além de incentivar, divulgar e colocar à nossa vista aquilo que é feito por nossa Igreja, é também um momento de partilha. Tanto que as pastorais sociais, grupos, congregações e movimentos marcaram presença e foram representados através de apresentações artísticas e culturais, além de exposições de produtos, tanto de cunho arquidiocesano como em nível de paroquias e comunidades religiosas.

A irmã Josuíla Alves que está à frente da Congregação Serva Rainha dos Corações participou do momento e enalteceu a importância do olhar misericordioso para com aqueles irmãos que mais precisam. “Devemos ter o cuidado com a vida desde a sua concepção até o término. Nós estamos aqui hoje apresentando dois trabalhos sociais: são duas casas de dependentes químicos. Um trabalho iniciado ainda em 2013. Lá pregamos uma convivência residencial onde os irmãos atendidos iniciam a caminhada de reinserção na sociedade. Há a colaboração da sociedade e nós agradecemos. Hoje é um dia para se comemorar”, enaltece.

O evento aberto ao público foi, portanto um momento de contribuição para a missão dos cristãos com foco da vivência  na caridade.

Redação: Vera Alice Brandão (Arquidiocese de Teresina)

Com informações de Liana Nunes