Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Aconteceu neste fim de semana na cidade de Picos o IV Congresso Regional Pastoral Familiar no qual contou com a presença de Dom Plinio, Bispo Diocesano de Picos, Dom Alfredo Schaffler, Bispo Diocesano de Parnaíba, padres e vários representantes das diversas pastorais da igreja.

O evento que foi ate o dia 21 domingo teve a participação de mais de 200 casais das oito dioceses do Piauí e teve como tema: “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva” e o lema: “O amor jamais acabará” (1 Cor 13, 8).  A programação do congresso da Pastoral Familiar constou com palestras, painéis e grupos de estudos relacionados a temática proposta. O casal Jailton Ferreira e Norma Chaves da arquidiocese de Teresina – PI, refletiram sobre o tema “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”, despertando nos presentes através de exemplos e testemunhos a importância do amor na construção da família cristã.

O bispo de Parnaíba e referencial para a Pastoral Familiar no Regional NE IV, Dom Alfredo Schaffler, ministrou a palestra “Matrimônio conforme o Direito Canônico”, ressaltando como a Igreja define o matrimônio, que têm como objetivo o bem dos cônjuges.

O psiquiatra, Dr. Mourão e a psicóloga, Dra. Zilma (casal) de Fortaleza – CE, proferiram a palestra “Família cristã na atualidade, crises e esperanças”, na ocasião, a Dra. Zilma refletiu sobre os valores da família, enfatizando que a mesma vive uma nova cultura e um novo tempo. De acordo com a psicóloga, por conta da sociedade de consumo, a família vem sofrendo pela sua influência, diminuído o espaço do dialogo, da ternura, da solidariedade e da construção da fé esquecendo-se de viver o verdadeiro amor, se tornando um desafio no matrimônio.