O Regional Nordeste IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou na manhã desta terça-feira, 24 de outubro, o lançamento da 14ª Romaria da Terra e da Água do Piauí. O evento aconteceu, às 09h, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, localizado na Av. Frei Serafim, no centro de Teresina.

A cerimônia iniciou com um momento de mística trazendo presente as realidades das dioceses do Piauí. Seguindo a programação, Dom Juarez Sousa, vice-presidente do Regional Nordeste IV da CNBB e Bispo de Parnaíba se reportou sobre as diferentes demandas sociais do atual momento vivido pela sociedade brasileira, em particular pelo povo nordestino que ao longo dos últimos anos tem enfrentado as consequências de uma longa estiagem.Dom Plínio, bispo de Picos, apresentou as peças de divulgação da Romaria (Cartaz, Cartilha, Folder, Banner e Aplicativo). Na ocasião ressaltou a contribuição que o material propiciará à as comunidades, o aprofundamento do saber acerca da Romaria e dos benefícios que produzirá para a sociedade piauiense, e em particular para as comunidades, especialmente aquelas que são atingidas pelos grandes projetos econômicos existentes no estado. Dom Plínio ainda agradeceu as autoridades, instituições, dioceses, imprensa e a todos que estão dispostos a abraçar a romaria e as causas que ela defende.Estiveram presentes na cerimônia, bispos, padres, religiosas, representantes das pastorais e movimentos, representantes do poder público, além de membros da sociedade civil e outras entidades que lutam pela preservação de direitos humanos.

Com o tema “Defender a natureza e os direitos dos pobres” e lema “Para que todos tenham vida” (Jo 10, 10), a 14ª Romaria da Terra e da Água do Piauí acontecerá nos dias 14 e 15 de julho de 2018 e terá como sede a cidade de Paulistana na Diocese de Picos – PI. A iniciativa tem por objetivo evidenciar o clamor do povo por vida digna e lutar pela preservação da terra e da água como dons de Deus, essenciais à vida de todos.

A Romaria da Terra e da Água é uma realização da CNBB com apoio das Pastorais Sociais. A cidade Paulistana, situada no sudeste piauiense foi escolhida para sedia a romaria de 2018 por ser uma região afetada pela implantação de grandes projetos que afetam o meio ambiente e as famílias piauienses.

Por Cleuma Silva