Foi lançada ontem (07) no auditório Paulo VI, a 23ª edição da Caminhada da Fraternidade. A iniciativa da Igreja Católica é fruto da união de esforços de irmãos que se doam para a busca da melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados. Com a temática: “Diferenças nós respeitamos”, a caminhada será no dia 10 de junho.

O local de largada do percurso será ao lado da Igreja de São Benedito, tendo como ponto final a Ponte Estaiada. Por ser uma referência do gesto fraterno da sociedade piauiense para com os mais fragilizados, a ação é de responsabilidade da Ação Social Arquidiocesana que gerencia todos os recursos financeiros arrecadados através da venda de camisas para o evento (foto com a prestação de contas da edição passada). A ASA mantém, com os valores arrecadados, instituições, serviços e casas de apoio que abrigam irmãos com variadas carências, desde enfermidades a vítimas de violência e outros fragilizados pelas diferenças sociais.

Para o presidente da ASA e Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista a temática desse ano é uma prova de que a Caminhada não visa a arrecadação de recursos financeiros e sim o engrandecimento da comunidade para que de braços dados, possam não só caminhar, mas crescer como pessoa através da adoção de posturas fraternas.

“Por isso nós pensamos em abordar a tolerância como uma virtude para a 23ª Caminhada da Fraternidade. Nossa intenção não é apenas conseguir recursos para socorrer os mais necessitados. Queremos gerar reflexão e chamar a atenção para as diferenças. O mundo de hoje requer atitudes tolerantes. Precisamos de bom senso para ser tolerantes e evitarmos conflito. Eu entendo a tolerância como dom de Deus. Mas é também uma responsabilidade nossa. A tolerância é uma atitude nobre pela qual precisamos compreender os defeitos e falhas. Precisamos acolher a pessoa independe da sua ideologia e opções pessoais”, disse em sua fala o sacerdote.

Na mesma noite, foram apresentadas as peças publicitárias de identidade da Caminhada que tem assinatura da empresa SA Propaganda. Na ocasião, padre Tony valorizou a importância de todos para a conquista de uma cultura de paz, através do respeito às diferenças.

“Ser tolerante é escutar opiniões contrárias. Ser tolerante é saber conviver com os defeitos sem precisar apontá-los, o que tornaria desagradável. Tolerância é convivência. Ser tolerante com o outro é uma forma de crescer e ajudar no crescimento do outro. A Caminhada é este ato indispensável para vivermos em paz e em harmonia com os outros”, acrescentou.

Subiram ao palco do espaço, representes de diferentes segmentos da sociedade com variados perfis físicos e diferentes crenças e credos como forma de simbolizar o respeito às diferenças. A plateia era composta de integrantes das equipes de organização e membros da sociedade em geral.

Os kits contendo mochila, boné e a camisa já estão à venda. Esse ano o investimento é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Este pode ser adquirido no Centro Pastoral Paulo IV, na ASA e no bazar da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto enalteceu que a cada ano a Caminhada da Fraternidade é um momento festivo e sugestivo e que, portanto, não podemos esquecer de ser fraternos com os irmãos mais carentes.

“O denominador comum é fraternidade. A Caminhada é uma ressonância da Campanha da Fraternidade. Não haverá paz, diálogo no seio familiar, no ambiente de trabalho, em comunidade se não formos tolerantes. Então temos muito que proclamar nessa Caminhada e acima de tudo dar as mãos, pois as diferenças não existem para dividir. Cito aqui o texto de uma oração que foi encontrada no bolso de um almirante que naufragou: Dai Senhor a força de mudar aquilo que deve ser mudado e a determinação e a paciência para tolerar aquilo que não pode se mudar”, pontuou.

João Bosco Vasconcelos é paroquiano da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e reforçou que este é um momento propício para se compartilhar amor “pois mesmo que tenhamos diferenças, somos filhos de Deus e portanto é nossa missão expandir o amor. Se a gente espalhar o amor seremos capaz de transformar o que é ruim em algo bom”, sugeriu.

O calendário das outras ações de divulgação e promoção da Caminhada está em fase de elaboração e estão previstos passeios ciclísticos e uma passeata, com data por definir. A organização informa ainda que o edital do concurso de reportagem será divulgado em breve.

Para mais informações sobre o Bazar da Caminhada ligue no telefone (86) 3232-1132.

Por Vera Alice Brandão