Dom Edilson Nobre, Bispo Referencial da Comunicação no Regional Nordeste IV presidiu na noite de ontem (07) a missa de abertura oficial da Semana Arquidiocesana de Comunicação. A celebração aconteceu no Auditório Monsenhor Mateus, no Centro Pastoral Paulo VI com a presença do diácono Isaías Pereira que é Vigário geral da PASCOM de Teresina e da coordenadora de comunicação da arquidiocese Cristiane Pinheiro.

A celebração teve início às 18:30h e contou também com a presença de agentes da Pastoral da Comunicação, membros do Clero e dos convidados jornalistas: Marcos Teixeira, Yala Sena e Karla Nery Reis.  Estes que são profissionais capacitados e que aceitaram o convite de contribuir com um momento de reflexão sobre temas que tocam concretamente o apostolado da Igreja nestes tempos de uma cultura digital.

 

A missa foi seguida de uma mesa redonda e teve o olhar atento do público. A mensagem do Papa Francisco para o 52° Dia Mundial das Comunicações foi o centro das abordagens. Nela o Pontífice faz um alerta sobre o egoísmo, sentimento apontado por ele como capaz de distorcer a comunicação e a verdade, em prol de um bem individual ou coletivo.

Em decorrência do Dia das Comunicações Sociais na Igreja, celebrado este ano no dia 13 de maio, (na solenidade da Ascenção de Jesus Cristo), a Pastoral de Comunicação promove o momento com o objetivo de “contribuir para as práticas corretas de comunicação que ajudam a melhor anunciar o Reino de Deus”, ressalta Cristiane Pinheiro…

Esse ano a temática a ser abordada é “Fake News e Jornalismo de Paz”. O propósito da Semana é que esta se torne um importante cenário de discussões, além de incentivar a promoção e o acesso à informação, bem como valorizar a produção dos agentes junto à comunidade paroquial.

Em sua homilia o Bispo Referencial destacou a importância de preparar aqueles que colaboram com o pastoreio para ajudar nas dioceses, paróquias, congregações e institutos. “Somos constantemente chamados a olhar a realidade como se apresenta, a refletirmos e a darmos uma resposta sempre atual com base no Evangelho, aplicando-a nas novas ‘praças de evangelização’ e com os novos meios disponíveis”, disse o Bispo da Diocese de Oeiras.

Ainda em sua fala Dom Edilson ressaltou que “quem comunica evangeliza. E nós cristãos temos algo muito precioso em nossas mãos que é levar a adiante o Evangelho de Jesus Cristo. E a medida que vamos desempenhando esse papel estamos evangelizando, dai essa estreita relação entre as duas palavras: comunicar e evangelizar. Pois, a medida que vamos comunicando o Evangelho a gente vai evangelizando. Por isso que a gente começa a entender e à Igreja cabe trabalhar e aprofundar esse tema da comunicação como algo essencial. Afinal, uma Igreja que não comunica deixa de ser evangelizadora”.

A partir do público presente a ideia é que estes levem para seu local de trabalho, grupos, movimentos, serviços e paróquias as discussões e partilhas que foram ofertadas durante o momento. “Portanto, pedimos a Deus que nos auxilie e nos conduza para que nos coloquemos a serviço da Palavra, a fim de comunicarmos aquilo que o Senhor Jesus Cristo nos pede, sempre com mais profissionalismo, zelo, atenção e fidelidade”, pontua Cristiane.

A jornalista Karla Nery Reis trouxe dados importantes para o cenário de discussões. Mediante sua explanação a mestra em comunicação contribuiu ao compartilhar dados que avaliam os impactos causados pelas falsas mensagens e sugeriu posturas a serem adotadas pelos comunicadores. “Ler todo o conteúdo. Verificar a origem da informação, os autores e as fontes. Pesquisar por outras fontes e veículos de informação. Conferir a data de publicação da notícia e adotar senso crítico em alerta para questionar as ‘verdades’, não aceitando tudo como se fosse absolutamente real apenas porque ‘leu na internet’”.

Carlos Alberto que integra a Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz demonstra satisfação com o momento. “Nesse primeiro dia a experiência foi riquíssima. Aprendemos sobre o impacto que as notícias falsas provocam nas nossas vidas. O relato e o testemunho dos jornalistas convidados trouxeram informações extras. As experiências deles contribuem para nossa caminhada. Tivemos aqui a explanação de dados importantes. Tenho certeza que será uma semana de muito conhecimento”, enalteceu.

A Semana Arquidiocesana de Comunicação segue até o dia 11 de maio. Abaixo a programação dos próximos dias.

Dia 9

(8:00) Visita do padre Tony Batista aos veículos de comunicação levando a mensagem do Papa Francisco (Tv Meio Norte e Tv Antena 10)

Dia 11

(10:00) Momento celebrativo pelo Dia Mundial das Comunicações com o Bispo de Campo Maior Dom Francisco de Assis – no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus

(19:00) Ordenação presbiteral do Diácono Isaias Pereira na Igreja Nossa Senhora de Fátima

Por Vera Alice Brandão