O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebe desde a última quarta-feira (19) mais de 450 bispos da Igreja Católica para a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro conta com a participação dos sete bispos ativos do Piauí e o administrador diocesano de Parnaíba, padre Edmar Silva de Lima.

Nesta edição, os bispos irão eleger a nova presidência da CNBB para o quadriênio 2023-2026, além da presidência de cada uma de suas 12 comissões. Atualmente, o presidente é o arcebispo de Belo Horizonte-MG, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que assumiu o comando da entidade em 2019. Também será feita a eleição para a nova presidência do Regional NE 4 (Piauí), que tem como presidente o arcebispo de Teresina, dom Juarez Marques; vice-presidente, dom Francisco de Assis (bispo de Campo Maior) e secretário, dom Marcos Tavoni (bispo de Bom Jesus do Gurgueia).

Os bispos irão debater 22 temas prioritários para Igreja, como análise da conjuntura social, campanha da fraternidade, entre outros. São duas sessões diárias ao longo da programação, que inclui ainda participação em celebrações todos os dias no Santuário Nacional. Neste final de semana, os participantes participaram de um retiro espiritual com o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes.

O padre Edmar Silva de Lima destacou que a assembleia é uma experiência enriquecedora para o seu sacerdócio e uma oportunidade de trocar experiências e obter o conhecimento necessário para a condução da Igreja Particular de Parnaíba: “Temos a convicção de que voltaremos para as nossas igrejas mais fortalecidos na fé. Também rezamos diante da Mãe Aparecida para que Deus manifeste a sua glória concedendo um bispo para Parnaíba e, assim, possamos ser conduzidos pelo nosso pastor que dará a sua contribuição para aquela Igreja”, afirma.

Para o bispo de Oeiras e membro da Comissão Episcopal para as Comunicações Sociais da CNBB, dom Edilson Soares, as atividades da assembleia convidam a Igreja para uma reflexão da ação missionária e pastoral: “É preciso pensar uma ação missionária eficiente, em que todos juntos, nós bispos e seus colaboradores, presbíteros, religiosos e religiosas e os agentes de pastorais possamos realizar um trabalho que provoque efervescência nos corações de homens e mulheres e desperte cada vez mais entusiasmo na missão”, destacou.

Texto: Ryan Andrade (Nordeste 4) e fotos: Victória Holzbach (Sul 3)