As Paróquias, Nossa Senhora Divina Pastora, Nossa Senhora de Fátima e São Gonçalo, na Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, ao Sul do Piauí se preparam para acolher a próxima edição do projeto missionário De Coração a Coração. Essa ação evangelizadora tem por objetivo confrontar os seminaristas e padres com a realidade missionária, ao tempo em que visa conhecer melhor a realidade piauiense que em sua extensão de norte a sul, apresenta um contexto geográfico, social, cultural e religioso vasto e diversificado. A missão começa dia 03 de janaiero finalizando no dia 28 de janeiro de 2018.

A iniciativa deve reunir participantes de oito dioceses do Regional Nordeste IV, no Piauí, representantes do Comise Norte I na Amazônia, representante do Seminário Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre e contará com a participação especial do Presidente do Conselho Missionário Nacional (COMINA), Dom Esmeraldo Barreto de Farias e do Presidente do Conselho Missionário Regional (COMIRE), Dom Eduardo Zielski, além de padres formadores do Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus do Regional NE IV, padres e bispo da Diocese de Bom Jesus, explica o seminarista Zorenilton Tavares, coordenador da missão.

A programação incluirá celebrações, palestras, missão nas comunidades urbanas e rurais, momentos culturais, além da convivência nas famílias onde os missionários ficarão hospedados.

A formação missionária é o “princípio unificador de todo o processo formativo” (Doc. 93, n. 300). “É iluminado por essa convocação da Igreja à missão que nós seminaristas propomos participar da experiência missionária na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia. Sabemos que o Nordeste é uma terra de cultura fértil e rica e, acima de tudo, um rincão missionário, portanto, pode oportunizar uma dinâmica e enriquecedora experiência missionária aos seminaristas, despertando em nós uma profunda ligação com as causas da missão e fortalecendo a cooperação missionária para a Amazônia. A expectativa é que seja um tempo oportuno para um profundo encontro com Cristo a partir do encontro a cada pessoa que iremos encontrar durante esse mês de janeiro”, relata o seminarista Carlos, representante do Comise Labonte do Regional norte I.

Para o bispo diocesano de Bom Jesus Dom Marcos Tavoni, os seminaristas que participarão desse período de missão trazem na bagagem muitas boas experiências, enriquecedoras para a caminhada de formação, para o modelo de padre “Missionário e pastor” que aponta o Documento de Aparecida e que tanto exorta o Papa Francisco, ao dizer: “Precisamos de uma Igreja em saída”. A comunidade diocesana está muito contente e aguarda os missionários com muitas expectativas ao tempo em que reza pelo bom êxito da missão.

A jovem Gil Rodrigues da cidade de Gilbués líder de comunidade e que faz parte da equipe de acolhida da missão, fala da expectativa “que seja um tempo de aproximação com o Cristo que deve nascer em cada natal em nossos corações. Os missionários serão muito bem vindos em nossas comunidades, hospitais, escolas, estamos aguardando ansiosos pela chegada dos missionários em nossas casas”, afirmou a líder.

Para o Presidente do COMINA Dom Esmeraldo, “a iniciativa trata-se de formar missionários presbíteros para não somente a região do Nordeste, mas para outras regiões do Brasil”. Ao tempo, em que aponta o itinerário metodológico da missão a partir do próprio “Cristo que foi e é o missionário do Pai que ia de vila em vila, de povoado em povoado, de cidade em cidade e que em muitas casa entrou, que ele nos acompanhe, na certeza de que o Espírito Santo já está agindo na vida de cada comunidade e das pessoas que irão nos acolher em janeiro”.

A missão é feita sobretudo de oração de espiritualidade, e “é exatamente isso que esperamos de todas as pessoas de boa vontade. Contamos com as orações de todos, para que seja um tempo de um profundo encontro com Cristo. Rezemos ainda para que os seminaristas possam fazer desses dias missionários um fraterno encontro e reencontro da família cristã. Com os votos de um feliz ano novo, aguardamos o dia de partirmos em missão”, conclui o Pe. José Raimundo Dantas, diretor espiritual do seminário.