Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Diocese de Picos junto à Pastoral da Comunicação – PASCOM realizou no último final de semana, dias 23 e 24/11, o Encontro Diocesano de Comunicação. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, em Picos-PI, e contou com a presença de comunicadores paroquiais de várias paróquias da Diocese, além de profissionais da comunicação. Durante o encontro foram oferecidas palestras e oficinas, acerca do tema do trabalhado: “A Igreja e a comunicação digital: desafios e esperanças”.

A realização deste encontro partiu da necessidade de reunir em nível de diocese os comunicadores paroquiais para que ao tempo em que se organizasse a Pascom Diocesana e planejasse ações para 2014 também promovesse a capacitação dos comunicadores.

A programação que teve início às 8h do sábado (23), com um momento de oração refletindo sobre o encontro de Jesus com a Samaritana, em seguida houve a palavra de abertura por parte de Dom Plínio José, Bispo Diocesano, e do Pe. Carlos Danilo, referencial da comunicação da Diocese, logo após foi feito um breve repasse do Muticom – Mutirão Brasileiro de Comunicação, ocorrido em Natal-RN no início do corrente mês, pelo Jornalista Erivan Lima.

As palestras foram iniciadas pelo Pe. Carlos Danilo que trouxe para os presentes uma reflexão sobre o que é Pastoral da Comunicação e quais suas atribuições, fazendo com que os comunicadores entendessem ainda mais sobre esta pastoral que promove a propagação do Evangelho de Jesus Cristo da Igreja para todo o mundo. A parte da manhã foi concluída com a palestra ministrada pela Professora Ruth Costa sobre Redes Sociais que aprofundou uma reflexão maior a cerca do tema proposto pelo encontro, como forma de visualizar quais os desafios e as esperanças quanto ao acesso as mídias digitais.

encontro de comunicação diocese de picos

Durante toda a tarde do sábado foram ministradas as oficinas de Rádio, Produção de Notícias, Web TV e Blog, onde cada um pôde aperfeiçoar seus conhecimentos para que possam depois pôr em prática em suas paróquias. As atividades do primeiro dia foram concluídas com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Carlos Danilo que contou também com a presença dos membros da Pastoral da Criança que se encontravam em assembleia naquele mesmo local.

O domingo (24) foi iniciado com a oração da manhã, após a oração o Pe. Danilo conduziu a parte de planejamento das ações da Pastoral da Comunicação para o ano de 2014 e a formação da Equipe Diocesana de Comunicação que foi composta por um representante de cada zonal. O encontro foi concluído com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas oficinas feitas pelos próprios oficineiros e por último a entrega dos certificados aos participantes do Encontro Diocesano de Comunicação.

encontro de comunicação diocese de picos1