Notícias da Igreja

POM recebe bispos referenciais da missão dos regionais

O encontro antecede a Assembleia do Conselho Missionário Nacional, que inicia hoje a noite e vai até domingo, dia 18 de março.

Durante esta sexta, 16 de março, os bispos referenciais da missão nos regionais da CNBB se encontram na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília, para avaliar e planejar a ação missionária da Igreja. O encontro antecede a Assembleia do Conselho Missionário Nacional, que inicia hoje a noite, com encerramento previsto pra domingo, dia 18 de março.

IMG_9154Na pauta a ser discutida nestes dias, os bispos irão avaliar o plano quadrienal referente à questão missionária no Brasil, assim como fazer uma avaliação do 4º Congresso Missionário Nacional. Também será ponto de reflexão o programa missionário nacional, que está sendo preparado para os próximos 4 anos, com o objetivo de ajudar os conselhos missionários de cada região a vivenciarem mais de perto a missão, respeitando o específico de cada regional, mas também vendo aquilo que é comum para o Brasil inteiro.

O projeto missionário Igrejas-Irmãs está também na pauta de discussão, a fim de dinamizá-lo com maior envolvimento dos regionais. Fundado em 1972, o projeto tem sido desenvolvido ininterruptamente até hoje. Foram identificados alguns desafios que devem ser incorporados ao novo programa de atuação que será revitalizado, com a revisão e atualização de suas perspectivas.

Os bispos também irão refletir sobre as ações do mês missionário extraordinário, convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2019, no qual já iniciam os preparativos aqui no Brasil. Além disso, também entrará em pauta o 5º Congresso Missionário Americano, que acontecerá na Bolívia, em julho deste ano.

Em preparação ao mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019, padre Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias, apresentou aos bispos os conteúdos da Carta Apostólica Maximum Illud (30/11/1919), do Papa Bento XV. A carta estruturada em três partes, sublinha o caráter eclesial das missões, dando particular impulso à missio ad gentes. O Papa Francisco destaca que a carta “exorta a sair das fronteiras das nações, para testemunhar a vontade salvífica de Deus através da missão universal da Igreja”. Além desta reflexão o diretor das POM partilhou sobre os encaminhamento do próximo Congresso Missionário Americano (CAM 5) que acontecerá de 10 a 14 de julho na Bolívia.

Participam do encontro nesta sexta:

Dom Bernardo Johannes Bahlmann OFM
Dom Pedro Brito Guimarães
Dom Ailton Menegussi
Dom Giovanni Crippa, IMC
Dom Eduardo Zielski
Dom Esmeraldo Barretos Farias
Dom José Lanza Neto
Dom José Luiz Bertanha SVD
Dom Sérgio Arthur Braschi
Dom Jaime Pedro Kohl
Dom Odelir José Magri MCCJ
Dom Janusz Mariano Danecki OFMConv
Pe. Antônio Niemiec, assessor da mesma Comissão e secretário-executivo do COMINA

fonte: http://www.pom.org.br

Tags

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Doação

BANCO DO BRASIL

AGENCIA: 3285

CONTA: 89624-1

Newsletter

Parceiros