Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Com o tema “A comunicação na Igreja: atuação da Pascom nas dioceses do Piauí”, comunicadores de seis dioceses (Picos, Parnaíba, Campo Maior, Oeiras, Teresina, São Raimundo Nonato) pertencente ao Regional Nordeste 4 participaram, nos dias 5 a 7 de agosto, do 4º Encontro Regional da Pascom, realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 4 (CNBB NE4). Sediado na Diocese de Picos (PI), no Centro de Treinamento Diocesano, foi estudado o Documento 99 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”.

A Conferência Inicial, proferida por Thesco Silva, Diretor Comercial da TV Antena 10 (Teresina –PI), foi pautada na influência dos meios de comunicação na opinião pública. “Evangelizar implica necessariamente em comunicar. O termo comunicação é abrangente” disse.

O assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Padre Antônio Xavier Batista, assessorou o encontro, desenvolvendo trabalhos no 2º e 3º dia. Apresentou o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil,  que entende a Pastoral da Comunicação (Pascom) como um processo dinâmico, dialógico, interativo e multidirecional e foram dadas noções práticas divididas em 4 eixos:  1. Formação. 2. Articulação. 3. Produção. 4. Espiritualidade.

O encerramento do encontro foi marcado pela oração da manhã presidida por Dom Augusto, bispo emérito de Floriano (PI). Em seguida, a missa eucarística e envio dos agentes, foi celebrada por Dom Plínio Luz, bispo diocesano de Picos (PI) e referencial para a comunicação do Regional Nordeste 4; concelebrada pelo Padre Raimundo Duarte, administrador diocesano de Campo Maior (PI) e coordenador da Pascom- NE4; Padre Ataan Nerson, secretário executivo do Regional; Padre Antônio Xavier, assessor Nacional para a Comunicação; Padre Davi, vigário da paróquia Catedral Nossa Senhora dos Remédios (Diocese de Picos); e Padre Marcos Roberto, coordenador da Pascom diocesana de Picos (PI).

Confira as fotos do 4º Encontro Regional da Pascom