A tradicional Semana Santa da cidade de Oeiras, a 217 km da capital do Piauí, Teresina, começou nesta quinta-feira, 06 de abril, com as cerimônias em honra ao Bom Jesus dos Passos. Uma festividade que marca o calendário da religiosidade popular da “Capital da Fé” e onde milhares de romeiros participam de forma intensa, da maior manifestação religiosa do Estado.

A Semana Santa de Oeiras acontece de 06 a 16 de abril de 2017, e tem como tema: “Com Maria nos Passos do Bom Jesus”, uma alusão ao Ano Nacional Mariano; e como lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). É um período marcado por cerimônias, procissões, missas, vias-sacras, confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento.

As atividades religiosas começaram nesta Quinta-feira de Passos, 06, com missa às 19h, na Igreja Catedral, presidida pelo bispo Dom Edilson Nobre e em seguida procissão da Fugida do Bom Jesus, até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Na Sexta-feira de Passos, 07 de abril, os fieis participam de celebração eucarística, ofício do Bom Jesus e procissão dos Passos, com Sermão do Encontro na Praça das Vitórias. Neste dia, os romeiros costumam vestir roxo, cor penitencial, prestando uma homenagem ao Bom Jesus dos Passos.

A Semana Santa de Oeiras é uma celebração secular da Primeira Capital do Piauí e é uma realização da Paróquia Nossa Senhora da Vitória (Diocese de Oeiras), com o apoio cultural da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado, de empresas e instituições que são patrocinadoras deste ano: Instituto Histórico de Oeiras, Mercadinho Marli, Fio de Prata, IBENS, Shoppingráfica, Casa do Frango, EGPV Promotora, Farmácias Santana, Clínica de Endoscopia de Oeiras, Hospital Nossa Senhora da Vitória e Stimulus Estética.

Com informações da PASCOM diocesana de Oeiras