A associação Signis é órgão reconhecido pela Santa Sé que reúne associais nacionais de meios de comunicação da Igreja em mais 100 países. A sucursal brasileira da Signis renovou sua diretoria neste final de semana, 26 e 27 de novembro, em São Paulo. Na sexta feira, a Rede Católica de Rádios também fez assembleia e elegeu nova diretoria. Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação participou das assembleias e saudou os novos dirigentes em nome da CNBB.

Leia a matéria da Signis Brasil:

A escolha da nova diretoria da Signis Brasil aconteceu na tarde de hoje, dia 26, durante a II Assembleia da organização, na Casa de Formação Sagrada Família, em São Paulo.

Como presidente, foi eleito Frei João Carlos Romanini da Redesul de Rádio, com 65 votos de um total de 88. Já para a vice-presidência, Pe. Eduardo Dougherty, sj, venceu por 45 votos. Como secretária, foi escolhida Irmã paulina Osnilda Lima, com 32 votos de um total de 86, com duas abstenções. E, por unanimidade, a assembleia reelegeu Pe. Sérgio Gheller, da Rede Scalabriniana, como tesoureiro.

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos Pe. Evaldo César Souza, da Rede Aparecida; Roseli Rossi Lara, da Rede Scalabriniana e Geizom Sokacheski, da Evangelizar É Preciso.

Diferentemente das eleições passadas, não se formaram chapas, mas cada associado pode se candidatar e dizer o motivo pelo qual desejava fazê-lo.

Em suas primeiras palavras como presidente, Frei João Carlos Romanini falou de um caminho que se faz em conjunto. “O futuro é sempre incerto, mas nós temos fé e é isso que nos garante. Temos Jesus. Nós temos também muitos parceiros e parceiras nesta caminhada e eu, como franciscano, tenho sempre a fraternidade de caminhada. Não serei presidente sozinho, seremos juntos. Obrigado pela confiança, esperamos corresponder. Queria dizer à Ir. Helena, que sempre foi uma mestra, sempre andei do lado dela, aprendi muito. Agora não estará na gestão, mas estará sempre conosco, as portas estarão sempre abertas, pela história que marcou na comunicação na Igreja”, disse.

Também a equipe saudou a Irmã Helena Corazza, destacando toda a importância de sua trajetória.

“Me sinto confirmada na vocação ao ouvir essas palavras. Não me falta trabalho nunca. Quero dizer que estamos aí, juntos. ‘Tamo junto e misturado’!”, respondeu a religiosa, certa de que seus esforços valeram a pena.

Nova gestão, desafio de todos – Conversamos com os membros da nova diretoria e perguntamos a eles suas expectativas, visão e sentimentos diante da eleição.

O vice-presidente da Signis, Pe. Eduardo Dougherty, sj, comentou sobre o que almeja para esses próximos anos de gestão. “Eu conheço e amo profundamente a Signis, Como vice-presidente, estou querendo lutar para que toda a Igreja utilize ao máximo todos os meios de comunicação. A TV Século 21 tem sido abençoada e eu, como fundador dela e agora vice da Signis, eu quero servir com pureza de intenção para que nossa querida Igreja seja profundamente abençoada. Eu sou um servo de Deus e quero servi-lo de todas as maneiras que for possível”, declarou.

Já a secretária, Ir. Osnilda Lima, leva consigo o legado de Ir. Helena Corazza, que deixa a presidência.

“É uma responsabilidade muito grande porque a Ir. Helena, de fato, se doou nesse trabalho. Eu acredito na comunhão, na mídia católica e na possibilidade de trabalharmos e pautarmos assuntos de acordo com a proposta da Igreja e dar visibilidade ao seu trabalho, que tem um potencial muito grande. A Signis pode potencializar isso tudo e fazer com que chegue a mais pessoas”, explicou.

Pe. Sérgio Gheller, reeleito tesoureiro fala da gratidão ao poder dar continuação ao trabalho.

“É claro que não é um trabalho fácil, mas, devido à confiança depositada, eu fiquei feliz em poder assumir novamente e agradeço. É um desafio que continua. Dependo, sim, do trabalho que está em andamento, mas também dependo da nova diretoria, suas propostas e planejamento. Estamos aí, livres para servir novamente. A equipe é boa e acredito que a gente possa fazer um excelente trabalho nesse triênio”, comentou.

A Comissão de Eleição foi formada por Angela Morais, presidente da RCR, por Irmã Élide Fogolari, e por Manoel Calaça, da Caikron Tecnologia.

Confira também matéria da RCR:

A Rede Católica de Rádio e as bases geradoras elegeram na manhã de hoje, dia 25, a nova Diretoria. Por votação unânime, Angela Maria de Morais é a nova presidente, Alessandro Gomes é o primeiro vice-presidente e Frei João Romanini é o segundo vice-presidente.

A escolha aconteceu no âmbito da VIII Assembleia Geral Ordinária da RCR, aberta por volta das 8h, com a presença das bases geradoras e conduzida por Padre Sérgio Gheller, representando a  Rede Scalabriniana.

Durante a reunião, Frei Romanini apresentou o relatório de atividades da RCR no último triênio. Segundo ele, as palavras-chave que guiaram os últimos anos foram: sustentação, formação, ampliação, atualização de programação, digitalização e relacionamento.

Dentre muitas ações realizadas, destacam-se o planejamento do novo site com Signis Brasil, World, ALC e Rede Católica de Rádio, a visita ao ministério das comunicações, a organização do Prêmio Microfone de Prata, a cobertura da Assembleia dos Bispos, bem como a participação na Assembleia Signis Internacional e na articulação do Rádio na Amazônia (Repam), além da consolidação e ampliação da venda de streaming.

Mais recentemente, a RCR teve parte também no Prêmio de Comunicação CNBB, no COMLAC em Paraguai, na divulgação do Congresso Eucarístico, na formação para Rádio em Recife e no projeto ‘Mariana, um ano depois’ e Rio Doce.

Apresentadas as ações realizadas, a presidente Angela Morais expôs o relatório financeiro. As conquistas da RCR incluíram um escritório mais comunicativo com as geradoras e a busca de novas formas de captação de recursos.

Morais disse que cresceu o apoio das bases geradoras e que os gastos foram reduzidos a partir de iniciativas planejadas em 2014.

Manoel Calaça, da Caikron, foi convidado para participar da Assembleia e falou sobre tecnologia, afirmando que os aplicativos, transmissão via internet e novas plataformas também têm influenciado na captação de valores.