Com o tema “Iniciação à vida cristã – um encontro com a pessoa apaixonante: Jesus Cristo” e o lema “Seduziste-me Senhor e me deixei seduzir” (JR. 20, 7), a Arquidiocese de Teresina, através da Coordenação Arquidiocesana da Catequese, iniciou na última segunda-feira (27) a quinta edição da Semana Catequética Arquidiocesana.

 

O evento tem como objetivo principal estudar o projeto de implantação do catecumenato, com ênfase na experiência do encontro do encontro com Jesus, razão da primeira missão da catequese.  A abertura do evento contou com a participação do arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto, que explicou sobre o histórico do catecumenato aos participantes.

 

O coordenador arquidiocesano da catequese, Edimilson Alves, destacou a importância do evento para a catequese piauiense: “O objetivo é preparar os catequistas das nossas comunidades e paróquias para o processo de iniciação à  vida cristã, que já é um pedido antigo e a igreja vem estudando. Surgiu no século III d.C. e teve uma parada. Agora a CNBB nos convida, desde 2009, para voltarmos as origens e estudarmos o catecumenato”, explica o coordenador.

 

Durante o evento, que segue até o próximo dia 31 de outubro, temas como a leitura orante e o perfil do catequista, são abordados na programação. Catequistas de todas as paróquias de Teresina participam da semana, que traz uma grande contribuição para a missão que realizam, como explica Alex Moura, catequista da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes.

 

“Esta semana é muito importante, por que além da troca de experiência com os outros catequistas, além de todo o aprendizado através das palestras, temos a oportunidade de conhecer o catecumenato”, finaliza Alex Moura.