Aconteceu, de 27 a 29 de junho, no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina-PI, a 33ª Assembleia Regional de Pastoral. O evento teve como tema “Iniciação à vida cristã e autossustentação na missão da Igreja no Piauí” e lema “Entre eles ninguém passava necessidade” (At. 4,34) e contou com a presença de todo o episcopado piauiense.

Foto oficiam com todos os participantes da 33ª Assembleia Regional da CNBB.
Foto oficiam com todos os participantes da 33ª Assembleia Regional da CNBB.

Também estiveram presentes coordenadores regionais e diocesanos de pastoral, movimentos e serviços, representação de religiosos e religiosas, seminaristas e leigos e leigas. A 33ª AR-CNBB teve como assessor o assessor da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, padre Wagner Carvalho, que pertence ao Clero da Diocese de Picos.

Celebração da Santa Missa durante a 33ª AR-CNBB.
Celebração da Santa Missa durante a 33ª AR-CNBB.

A Assembleia contou contou com estudos sobre a temática central, momentos de espiritualidade com a celebração da Santa Missa e Conversação no Espírito, metodologia que consistiu na divisão dos participantes em grupos para a partilha das reflexões sobre Catequese e Dízimo à luz da oração e do Evangelho. Também houve momentos de confraternização e convivência e sorteio de brindes.

Presidência do Regional Nordeste 4.
Presidência do Regional Nordeste 4.

Ainda na programação, foi apresentado um roteiro do Regional Nordeste 4 em preparação para o Ano Jubilar de 2025 ‘Peregrinos de Esperança’; experiências exitosas de sustentação; Fórum das Pastorais Sociais; lançamento do material alusivo a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí; apresentação da Cartilha do Dízimo; partilha sobre o Ministério de Catequista e os encaminhamentos da Assembleia.

Padre Wagner Carvalho, assessor da 33ª AR-CNBB.
Padre Wagner Carvalho, assessor da 33ª AR-CNBB.

O arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva, destacou que a 33ª AR-CNBB foi um momento forte de sinodalidade, comunhão e fraternidade: “A sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milênio. Nesta assembleia nos debruçamos sobre dois importantes pilares da Igreja, são eles a iniciação à vida cristã como ponto de partida para a formação de discípulos, e o dízimo como expressão de gratidão e de partilha”, disse.

Dom Francisco de Assis presidiu a missa de encerramento da 33ª AR-CNBB.
Dom Francisco de Assis presidiu a missa de encerramento da 33ª AR-CNBB.

Dom Edilson Soares Nobre, bispo de Oeiras, reforçou que a IVC é um processo de inserção da Igreja na vida eclesial das comunidades: “Esse processo requer novas disposições pastorais. Faz-se necessário e urgente que as nossas paróquias e dioceses percorram esse itinerário envolvendo todos os atores com entusiasmo, perseverança e docilidade. Estar atento a estes sinais é de extrema importância para que a Igreja cumpra a sua missão de evangelizar”, destacou.

Apresentação dos participantes no 1º dia da 33ª AR-CNBB.
Apresentação dos participantes no 1º dia da 33ª AR-CNBB.

Para o padre Wagner Carvalho o evento representou um momento oportuno para que as diversas forças vivas da Igreja encontrem, compartilhem e celebrem ações pastorais: “Precisamos formar, avaliar e projetar caminhos num espaço de discernimento, comunhão e participação. Os temas desta assembleia se complementam porque quanto mais conhecemos a fé, cada vez mais nos tornamos corresponsáveis pela manutenção das comunidades”, explicou.