Diocese de Oeiras

A Diocese de Oeiras foi criada no dia 16 de dezembro de 1944, pelo papa Pio XII, através da bula Ad Dominici Gregis Bonum (Para o bem do rebanho do Senhor), que também criou pelo mesmo ato a diocese de Parnaíba. A diocese criada foi solenemente instalada no dia 07 de outubro de 1945, com uma extensão territorial de cerca de 84.000 Km², abrangendo todo território central do Estado do Piauí, que se estende entre os Estados do Maranhão, ao Oeste, e Pernambuco e Ceará, ao Leste.

Como a Diocese de Oeiras era um complexo geográfico muito grande, foi desmembrada, ao leste, no dia 28 de outubro de 1974, a Diocese de Picos. E no dia 08 de dezembro de 1977, foi criada uma segunda sede da diocese, na cidade Floriano, situada a cerca de 100 quilômetros, para onde foram transferidas a residência do bispo, a administração e a organização pastoral da diocese, quando também a Igreja matriz de Floriano tornou-se co-catedral, e o nome da cidade de Floriano foi acrescentado ao nome da diocese que passava a chamar-se “Diocese de Oeiras-Floriano”.

O primeiro bispo foi Dom Francisco Expedito Lopes, que tinha como lema: Instaurare omnia in Christo (Restaurar todas as coisas em Cristo). O mesmo exerceu o pastoreio, na diocese, de 06 de janeiro de 1949 a 07 de janeiro de 1955.

O segundo bispo foi Dom Raimundo de Castro e Silva, que tinha como lema: Ad Iesum per Mariam (A Jesus por Maria), e aqui exerceu o seu ministério episcopal de março de 1955 a dezembro de 1957.

O terceiro bispo foi Dom Edilberto Dinkelborg ofm, que tinha como lema: In finem Dilexit (Amou-os até o fim) e exerceu o seu pastoreio de 1959 a 1991.

O quarto bispo foi Dom Fernando Pânico, mscj, que tinha como lema: Sursum Corda (Corações ao alto) e exerceu o seu pastoreio na diocese de Oeiras-Floriano, de 14 de agosto 1993 até 2001.

O quinto bispo de Oeiras-Floriano foi Dom Augusto Alves da Rocha, que tem como lema: In fide fundati (Firmes na fé) e exerceu o seu ministério episcopal de 24 de outubro de 2001 a 27 de fevereiro de 2008, quando foi criada a Diocese de Floriano, desmembrada da Diocese de Oeiras, da qual foi nomeado bispo titular e Administrador Apostólico da Diocese de Oeiras, até o dia 17 de maio de 2008.

No dia 27 de fevereiro de 2008, o papa Bento XVI elegeu e nomeou Dom Juarez Sousa da Silva, bispo da Diocese de Oeiras e no dia 17 de maio do mesmo ano, Dom Juarez foi ordenado bispo e assumiu o seu ministério episcopal, cujo lema é Ut vitam habeant (para que todos tenham vida – Jo 10,10). Assim, após 30 anos, a única sede episcopal da Diocese voltou ser a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, na cidade Oeiras.

Neste ato, a Diocese de Oeiras, foi reconfigurada, contando com uma área territorial de 15.096 Km², com uma população de 133.177 habitantes, em vinte e um municípios, dos quais, quatro, a saber: Arraial, Francisco Aires, Barra d’Alcântara e Várzea Grande, pertenciam à Arquidiocese de Teresina; e dois, a saber: Paes Landim e Socorro do Piauí, pertenciam à diocese de São Raimundo Nonato. Havia quatro paróquias e três quase-paróquias; com quatorze padres, sete religiosas, de quatro congregações, e sete seminaristas maiores.

Assim a diocese de Oeiras, sob a assistência do Divino Espírito Santo e a proteção materna e amorosa de Nossa Senhora da Vitória, iniciou uma nova etapa em sua história.

Bispo: Dom Edilson Soares Nobre

Clique aqui e visite o site da Diocese