Mais de 200 pessoas participaram do Encontro Nacional de Coordenadores Diocesanos de Pastoral, realizado nesta semana, em Brasília (DF), pelo Secretariado Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento aconteceu de 08 a 12 de julho na Casa dom Luciano, em Brasília.

A proposta do evento foi favorecer o estudo dos principais temas ligados à evangelização na Igreja no Brasil, como o processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB, o Sínodo sobre a sinodalidade e o Jubileu da Esperança, em 2025.

O Regional Nordeste 4 esteve representado no encontro por 5 coordenadores de pastoral da Arquidiocese de Teresina e das dioceses de São Raimundo Nonato, Parnaíba, Picos e Bom Jesus do Gurgueia. O padre Cláudio Santana, da Diocese de Picos, partilhou suas impressões sobre o evento e como a temática abordada ajuda os coordenadores de Pastoral em suas missões nas dioceses:

“Todas as atividades possibilitaram aprimorar o serviço pastoral e missionário da Igreja a partir de estudos e reflexões sobre sinodalidade, identidade e caminho que diz respeito a todos os cristãos, em nossa missão de evangelizar. Foi um momento privilegiado para nosso crescimento espiritual e para partilharmos as nossas experiências exitosas e agregar novos conhecimentos”, disse.

Em sua homilia, relacionada ao Evangelho do dia, o Núncio Apostólico refletiu que a coordenação de pastoral não é apenas uma tarefa administrativa mas um serviço comunitário e espiritual inspirado no exemplo de Jesus Cristo: “A coordenação de pastoral deve ser entendida com um ministério de comunhão e serviço. Um chamado de Jesus para ser presença viva do Evangelho no meio do povo”, disse.