No dia 26 de julho, Dom Júlio César Souza de Jesus deu início ao seu ministério pastoral como bispo diocesano de Floriano. A catedral de São Pedro de Alcântara, a diocese e toda a Igreja do Piauí testemunharam a beleza e o brilho da celebração de posse canônica do 4º bispo de Floriano, situada no sudoeste do Piauí. Dom Júlio César foi recepcionado pela manhã na igreja de São Rafael por autoridades civis do Estado e do Município, representantes do Clero e toda a comunidade católica.

Em seguida, o bispo participou de uma carreata pelas ruas de Floriano até a residência episcopal. Na ocasião, o novo pastor diocesano concedeu entrevista coletiva para a imprensa na Casa João XXIII. Na parte da tarde, todo o povo de Deus da Diocese de Floriano participou de uma caminhada com o bispo até a catedral, onde foi realizada a celebração solene com o rito de posse canônica.
A celebração foi presidida, inicialmente, pelo arcebispo metropolitano de Teresina e presidente do Regional NE 4 da CNBB, Dom Juarez Marques Sousa da Silva. Após a leitura das Letras Apostólicas pelo chanceler da Cúria Diocesana, o arcebispo passou o báculo pastoral a Dom Júlio César, simbolizando o início de seu governo pastoral e a sua presidência na celebração.

Em sua homilia, Dom Júlio se reportou ao Presbitério da Diocese de Floriano. Ele afirmou que irá cuidar do Clero como um pai cuida dos filhos: “Tenho consciência de que a principal e fundamental tarefa que eu tenho nesta diocese é cuidar de vocês. Paternidade que precisa da minha parte ser vivida na bondade, paciência, missão, responsabilidade, solicitude, misericórdia, docilidade e confiança. Não tenham receio de conversar comigo, de partilhar vossas angústias. Eu não vim aqui para vigiá-los como um policial, eu vim para ser um pai”, disse.