A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia realizou a 48ª Assembleia Diocesana de Pastoral no dia 23 de novembro, reunindo padres, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas e coordenadores de grupos, pastorais e movimentos, para refletir sobre o tema “IVC e Autossustentação da Igreja”, com base no lema “Entre eles, ninguém passava necessidade” (Atos 4,34).

A assembleia, liderada pelo bispo diocesano dom Marcos Tavoni, aconteceu na paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro DER, em Bom Jesus e contou com partilhas inspiradoras dos padres Claudinei, sobre Iniciação à Vida Cristã (tema central), pe. Jucélio (moderador), com rodas de conversas no Espírito, e pe. José Márcio (pároco de Santa Filomena), que compartilhou experiências exitosas com o dízimo. O pe. Jefferson (referencial para a Juventude) apresentou os preparativos para o Dia Nacional da Juventude e o Jubileu em Roma, destacando a importância da participação juvenil na Igreja.
Quanto à organização da 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí que acontecerá em Bom Jesus do Gurgueia no próximo ano, o padre José Dino (coordenador logístico da comissão organizadora) e o diácono Altamiran (Pastorais Sociais) compartilharam sobre os preparativos da romaria, enfatizando a relevância da espiritualidade ecológica e a importância da articulação das pré-romarias na diocese.
Após a plenária sobre o tema central e explanação do cronograma pastoral para 2025, a Assembleia julgou necessária a criação de uma comissão diocesana para o incentivo da Pastoral do Dízimo. Foram eleitos dois representantes de cada região pastoral, num total de 8, que junto com o ecônomo da diocese, pe. José Márcio, e o bispo, irão articular os trabalhos.
Dom Marcos apresentou o decreto do Regional que aboliu as espórtulas dos sacramentos, apresentou as regras para a Diocese de Bom Jesus e comunicou que no dia 29 de dezembro, na abertura do Jubileu de Esperança, fará a publicação de um decreto contendo as orientações apresentadas.