No domingo em que a Igreja celebrou a Festa da Sagrada Família, foi a ocasião definida pelo Papa Francisco para a abertura, nas dioceses de todo o Brasil,  do Jubileu 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”. Em cada Igreja particular, de todo mundo, os bispos reuniram o povo de Deus para uma caminhada em peregrinação até a igreja catedral.

O rito preparado constava do início da missa, no local de origem da peregrinação, com a leitura de trechos da Bula de Proclamação do Ano Jubilar. Em seguida, a procissão, com a cruz à frente. Em diversas dioceses e arquidioceses, foram preparadas cruzes especiais para marcar o Ano Santo. Após a peregrinação, com cânticos e orações, foi dada sequência à celebração eucarística, com aspersão e entrada na catedral.

Campo Maior

A solenidade teve início no Santuário Eucarístico Diocesano Nossa Senhora do Rosário, com o ritual de abertura do jubileu. Em seguida, houve procissão até a catedral de Santo Antônio, presidida pelo bispo diocesano, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos.

Foto: Diocese de Campo Maior
Foto: Diocese de Campo Maior

Como gesto concreto do jubileu, Dom Francisco enfatizou a necessidade de fortalecer as pastorais sociais da diocese, especialmente em benefício dos irmãos em situação de vulnerabilidade. Ele lembrou que o Jubileu da Esperança também encaminha a diocese para o terceiro ano do tríduo de preparação para o jubileu dos 50 anos de criação da Diocese de Campo Maior: “O Ano Jubilar nos enche de esperança para que nossa diocese continue sua marcha evangelizadora, feita com tanto amor e dedicação, pelos corações e mãos generosas de todo o povo fiel”, destacou.

Picos

A cerimônia, teve início às 8h30, na Rádio Cultura FM de Picos, com a oração inicial do Ano Jubilar, a exortação do bispo e a bênção da cruz. Após esse momento, a cruz foi levada em peregrinação até a igreja catedral, onde, em um clima de oração e devoção, aconteceu a celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Silva.

Foto: Diocese de Picos
Foto: Diocese de Picos

“Este é um momento de graça. Acredito que todo o povo de Deus da diocese, ao participar dessa celebração, ficou consciente do que temos ao nosso alcance e se fortaleceu na esperança. Este é o primeiro passo de um percurso de 12 meses, e com ele, esperamos reforçar nossa fé, nosso compromisso com o povo e com o Senhor”, disse dom Plínio em sua homilia.

Teresina

A Arquidiocese de Teresina deu início ao Ano Jubilar 2025 na tarde deste domingo (29), com uma peregrinação seguida de celebração eucarística na catedral Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva. A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Juarez Marques, e concelebrada pelo arcebispo emérito, dom Jacinto Brito, e outros membros do clero arquidiocesano.

Foto: Arquidiocese de Teresina
Foto: Arquidiocese de Teresina

O arcebispo destacou a importância do Ano Jubilar como um tempo de graça, esperança e reconciliação: “O jubileu é um momento de festa, alegria e misericórdia. Neste ano, toda ação da Igreja será permeada pelo tema ‘Peregrinos da Esperança’, escolhido pelo Papa Francisco. Cristo Jesus é a nossa esperança, e este será um tempo de renovação e postura nova, de vida em comunidade e de cuidado especial com os mais pobres”, ressaltou Dom Juarez.

Parnaíba

A cerimônia de abertura teve início na Paróquia de São Sebastião e foi presidida pelo bispo diocesano dom Edivalter Andrade. Após o rito próprio para o celebração, os fiéis seguiram em procissão até a sé catedral, em um gesto de unidade e fé para a celebração da santa missa.

Foto: Diocese de Parnaíba
Foto: Diocese de Parnaíba

Dom Edivalter, em sua homilia, destacou a virtude teologal da esperança como “a mãe da paciência”, que sustenta a caminhada cristã em meio às tribulações, fortalecida pelo amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (cf. Rm 15,13): “Ao longo do Ano Jubilar da Esperança, todos os fiéis da diocese são convidados a viver plenamente este tempo de graça, renovando a fé, a caridade e o compromisso com a missão evangelizadora da Igreja. Que a esperança cristã, sustentada pelo Senhor Ressuscitado, inspire-nos a perseverar com alegria e confiança em cada passo de nossa peregrinação rumo ao céu”, destacou.