A Catedral de São Raimundo Nonato acolheu bispos, padres, diáconos, autoridades e fiéis de diferentes lugares para a celebração em ação de graças pelo jubileu de prata de Dom Eduardo Zielski. nesta quarta-feira (14 de maio). Atualmente emérito, Dom Eduardo escolheu celebrar seus 25 anos de ministério episcopal em São Raimundo Nonato, diocese onde esteve como bispo diocesano por 7 anos.
Sensibilizado pelas muitas manifestações de apreço e carinho recebidos durante todo este dia, Dom Eduardo disse que o seu coração se revestiu de muitas emoções, lembrando com gratidão de cada etapa que marcou o seu ministério episcopal: “Registre-se a minha total gratidão a todos que escolheram estar aqui para juntos rezarmos ao Senhor em agradecimento pelos meus 25 anos de serviços ofertados à esta Igreja Regional, primeiro como bispo de Campo Maior, e depois como bispo de São Raimundo Nonato.”, disse.
Em sua homilia, Dom Eduardo expressou a alegria de completar um quarto de século de grandes bênçãos e agradeceu a trajetória percorrida até o momento. “Olhando para trás, percebo o quanto de misericórdia Deus tem para com a gente, quanta bondade a gente experimenta nessa caminhada. Ser bispo é ser representante de Jesus Cristo, sucessor dos apóstolos. Jesus quis que os apóstolos evangelizassem e anunciassem o seu nome para o mundo inteiro. E é isso que ele entrega quando a gente é eleito bispo. Então, estou muito feliz!”, agradeceu.
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional NE 4 e arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, sublinhou a dedicação de Dom Eduardo à Igreja no Piauí: “O que mais chamou a atenção foi o dinamismo do qual ele se utilizou para formar agentes de pastoral e para se aproximar da juventude. Animado pela misericórdia e pelo seu profundo amor à Igreja, Dom Eduardo deixou um legado missionário muito consistente entre nós e os seus frutos continuam a ser colhidos em nosso meio até hoje.”, falou.
Para o bispo, Dom Ronilton Souza de Araújo, a vida e a missão de Dom Eduardo estarão para sempre eternizadas na Diocese de São Raimundo Nonato. Ele destacou que espera continuar o trabalho iniciado pelo seu antecessor: “Dom Eduardo, nós te agradecemos por todos esses anos de dedicação a esta Igreja. Obrigado por ter conduzido tão bem esta parcela do povo de Deus, numa região de tantos desafios, mas de uma gente muito devota, acolhedora e convicta da sua fé.”, disse.