A Diocese de Floriano realizou a sua 1ª Romaria Diocesana em preparação para a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí. O evento aconteceu na cidade de Itaueira no último sábado (17 de maio) e teve como tema “Ecologia integral a serviço da vida” e lema “Com carinho preparaste essa terra para os pobres” (Sl. 67,1).

De acordo com o bispo de Floriano, Dom Júlio César Souza de Jesus, o encontro representou um marco da Igreja Católica na conscientização popular e na luta por justiça social: “Impulsionadas por uma nova releitura bíblica, as romarias se tornaram momentos de celebração e fortalecimento espiritual para enfrentar os desafios sociais. Elas não apenas relembram as conquistas dos movimentos sociais, mas também valorizam a diversidade cultural e religiosa do povo”, destacou.

Ainda de acordo com Dom Júlio César, no estado do Piauí, as Romarias da Terra e das Águas representam a caminhada histórica do povo em busca de seus direitos e da preservação ambiental: “Originadas da necessidade e da orientação pastoral da comunidade trabalhadora, esse movimento representa m marco na conscientização popular e na luta por justiça social”, explicou.

A 16ª edição da Romaria da Terra e da Água no Piauí será sediada na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, nos dias 19 e 20 de julho de 2025 com o tema “Ecologia integral a serviço da vida” e lema “Com carinho preparaste essa terra para os pobres” (Sl. 67,1). Será um momento de reflexão, oração e ação em defesa da vida e da dignidade de todas as criaturas, fortalecendo os laços de fraternidade e compromisso com a nossa casa comum.

O coordenador da Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora Hidelbrando Pires destaca que o grande foco desta edição será chamar a atenção de toda a sociedade para a urgência de ações que minimizem os impactos causados pelo avanço do Agronegócio no Sul do Piauí: “O debate nesse momento é sobre o avanço de práticas que comprometem com a qualidade da água e dos solos no sul do Piauí. É necessário buscar alternativas para um modelo econômico sustentável que possibilite desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente”, defendeu.