A Diocese de Floriano realizou, neste sábado (31), o repasse da Campanha da Fraternidade reunindo representantes de paróquias, pastorais, movimentos e organismos eclesiais para discutir o tema da CF 2026 ‘Fraternidade e Moradia’ e lema ‘Ele veio morar entre nós1 (Jo 1,14). O encontro também teve por objetivo partilhar experiências e fortalecer o compromisso social da Igreja no território diocesano.

Participantes do Seminário Diocesano da Campanha da Fraternidade. (Foto: Ryan Andrade)
Participantes do Seminário Diocesano da Campanha da Fraternidade. (Foto: Ryan Andrade)

O Encontro foi assessorado pela equipe do Setor de Campanhas do Regional Nordeste 4, integrado pelo coordenador José Rodrigues Neto e pela auxiliar, Marcélia Nájma. Durante o repasse, foi destacada a importância da Campanha da Fraternidade como instrumento concreto de evangelização, que une fé e vida, incentivando a corresponsabilidade das comunidades na transformação da realidade social.

De acordo com o bispo de Floriano, dom Júlio César, a Igreja Católica tem um papel fundamental no enfrentamento das desigualdades sociais, especialmente no que diz respeito à falta de moradia, um dos desafios mais urgentes da realidade local:

A Igreja é chamada a ser voz profética diante das desigualdades. No problema da moradia, não basta apenas denunciar; é preciso agir, articular, apoiar iniciativas concretas e caminhar junto com quem mais sofre. A CF nos ajuda a despertar consciências e a transformar a solidariedade em ações efetivas, que promovam dignidade e justiça social.

Professor José Rodrigues Neto, coordenador do Setor de Campanhas do Regional NE 4. (Foto: Ryan Andrade)
Professor José Rodrigues Neto, coordenador do Setor de Campanhas do Regional NE 4. (Foto: Ryan Andrade)

Além disso, os participantes também refletiram sobre os desafios enfrentados em âmbito local no que diz respeito ao problema da moradia e reafirmaram o compromisso da Igreja com ações que promovam a solidariedade, cuidado com a vida e a defesa dos direitos humanos e sociais. É preciso apoiar projetos desenvolvidos por paróquias e instituições ligada à ação pastoral, especialmente nas áreas de moradia, inclusão e educação., destacou o bispo de Floriano, dom Júlio César.

O coordenador do Setor de Campanhas do Regional NE 4, professor José Neto, ressaltou a importância da mobilização, da participação comunitária e da continuidade do engajamento das comunidades para que a Campanha da Fraternidade siga sendo um sinal concreto de esperança e compromisso cristão:

Não vamos reduzir a CF apenas a uma doação que se coloca num envelope na missa do Domingo de Ramos. Esse gesto concreto, evidentemente, é fundamental para a ação social, mas devemos ir além e buscar discutir estratégias e unir forças junto à sociedade, durante o ano todo, para garantir direitos e proporcionar uma vida digna a todos.

A realidade habitacional no Brasil

O Brasil enfrenta um déficit habitacional de cerca de 6 milhões de moradias, além de 26 milhões de residências inadequadas – sem saneamento, superlotadas ou em estado precário. Essa situação exige conversão social e ações concretas para que todo ser humano tenha direito a um lar digno, em consonância com os ensinamentos da Igreja sobre a justiça social (Catecismo da Igreja Católica, n. 1906–1912).